Homeopatia e Pecuária

MAMITE BOVINA: TIPOS E SUAS FONTES DE INFECÇÃO

Mamite Plus

Considerada uma das doenças mais importantes para a bovinocultura leiteira a Mamite Bovina é um assunto da qual iremos tratar neste texto.

Para isto formulamos 7 tópicos (perguntas e respostas) a cerca deste assunto.

1 - O que é Mamite Bovina?

Mamite Bovina, também chamada de Mastite Bovina nada mais é do que uma inflamação na glândula mamária, causada por diferentes agentes como bactérias e fungos.

2 - Como ocorre esta inflamação (o que causa a mastite)?

A mastite bovina pode ocorrer pela entrada de microrganismo na glândula mamária através do esfíncter (canal) da teta. Sabe-se que em condições normais, este esfincter mantêm-se fechado por musculos como uma "barreira", porém com a elevada produção de leite e ordenhas esta barreira acaba sofrendo "rompimentos" facilitando a entrada de microrganismos presentes no ambiente ou no próprio teto do animal.

3 - Quais os tipos de mastite?

A Mastite ou Mamite pode ser classificada por: apresentação clínica da doença (mastite clínica ou subclínica) e quanto a forma de transmissão (mastite contagiosa ou ambiental).

  • Mastite clínica: mastite na qual o animal infectado apresenta sintomas visíveis (clínicos) na aparência do leite de o úbere, que vão desde alteração no úbere ou teta da vaca (cor, vermelhidão, inflamação, dor, calor, etc) e alterações no leite (grumos, coágulos). Além disto o animal pode apresentar sintomas como febre, entre outros. 
  • Mastite subclínica: neste tipo de mastite o animal não apresenta sintomas e nem alterações na aparência do leite, sendo necessário testes adicionais para detectar o problema (através de aumento de CCS). Porém, neste tipo de mamite também ocorre redução na produção animal, como no caso da mamite clinica.
  • Mastite contagiosa: causada por microrganismos como bactérias. A transmissão para outros animais é muito comum durante a ordenha, sendo que a principal fonte de infecção é a vaca contaminada.
  • Mastite ambiental: causada por bactérias como as coliformes (ex. Escherichia coli) e a principal fonte de contaminação é o ambiente, como esterco, cama, ambiente sujo e úmido, mãos do ordenhador, água etc.

4 - Como detectar a vaca com mastite?

Tanto no caso de Mamite Clínica quanto sub-clinica geralmente ocorrem em vacas que apresentam sistema imunológico deficiente e com isto estão mais propensas a apresentarem outros tipos de doenças, além de produzirem uma quantidade inferior de leite (queda na produção de leite) e com qualidade baixa, podendo apresentar células somáticas (CCS) e outras alterações no leite. 

Além disto podem se observar os principais sintomas da mastite bovina que vão desde diminuição de produção de leite, como já citado; podendo ocorrer vermelhidão, inchaço e dor no úbere das vacas; presença de grumos e pus no leite (observado pelo teste da caneca); aumento da CCS do leite (teste de CCS); entre outros sintomas. 

5 - Quais o prejuizos causados por mamite

Além da queda na produção e saúde animal, observa-se que queda na qualidade do leite produzido (alta contagem de CCS), entre outros.

6 - Existem medidas de Prevenir e tratar casos de Mamite ou Mastite?

Sim, muitas. Para prevenir casos de Mamite ou Mastite o produtor deve proporcionar um ambiente limpo para os animais, além de manejo adequado com desinfecção dos tetos antes e depois da ordenha.

Além disto o uso de medicamentos que atuam na melhora da Saúde, ou seja, da Imunidade dos animais tratados é uma excelente opção, como no caso do produto Mamite Plus, um medicamento homeopático indicado tanto para o tratamento e cura, quanto prevenção de MAMITE ou MASTITE, seja ela Clínica ou Sub-clinica, Contagiosa ou Ambiental, atuando assim na melhora da qualidade e quantidade de Leite produzido.

7 - Quais as vantagens de se utilizar Homeopatia, no caso Mamite Plus, para Prevenção, tratamento e Cura de Mamite? 

Com o uso de Homeopatia, por ser 100% Natural, o produtor ganha com ausência de resíduos (Antibióticos e outros), melhora na saúde dos animais tratados com baixa contagem de células somáticas (baixo CCS), melhora na saúde do úbere dos animais tratados, além da melhora na produção de leite.

Para maiores informações, favor entrar em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Direitos reservados: Artigo e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal