Carrapato Bovino: Como Acabar?

Prejuízos são causados na pecuária por causa de parasitas que incomodam o gado, causando estresse, diminuição de produção e lesões na pele.  Neste contexto, se destaca o Carrapato Bovino (Boophilus microplus), que ao se alimentar de sangue Bovino, provoca desconforto no gado.

O Carrapato Bovino possui vida livre (que ocorre na pastagem) e vida parasitária (quando está sugando sangue no bovino). Cerca Carrapato Bovino e seu Controlede 95% dos Carrapatos presentes em um rebanho, encontram-se na pastagem, restando somente 5% que parasita os animais. Esta informação é importante, para se entender porque as aplicações de produtos carrapaticidas para o Controle de Carrapato Bovino é ineficiente.

Para que os produtos carrapaticidas tenham eficiência, eles devem ser utilizados junto com outras técnicas, como no caso de banhos carrapaticidas, realizados em intervalos (entre duas a seis vezes ao ano), junto com o uso de produtos que atuam no controle da população deste parasita. Um produto que pode ser utilizado de forma eficiente, sem gerar resíduos e estresse ao animal, é o produto homeopático (Parasito H), que atua no ciclo de vida dos Carrapatos Bovinos, impedindo seu desenvolvimento completo.

Para saber mais, entre em Contato com Especialistas neste assunto.

Fonte: Azevedo, D. M. M. R.; et al Principais Ecto e Endoparasitas que Acometem Bovinos Leiteiros no Brasil: Uma Revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 2, n. 1, p. 43-55, 2008.

Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.