Castrar ou não Castrar o Gado? Eis a questão … Saiba qual opção é mais lucrativa e rentável economicamente.

Castração Bovina, também chamada de Castração dos machos é uma prática muito utilizada por produtores de Gado de Corte, a fim de garantir qualidade de carcaça e da carne. Isto porque os hormônios androgênicos, presentes em Gado Inteiro, são prejudiciais na produção de carcaça e da carne, resultando em carcaça mais magra, carne mais escura, mais dura e de pior palatabilidade que os castrados.

Castrar ou não Castrar o Gado? Qual opção é mais lucrativa e rentável economicamente?

Esta afirmação acima está correta, porém sabe-se que esses hormônios androgênicos (Testosterona), presentes no Gado Inteiro, são responsáveis por maior velocidade de crescimento e melhor Conversão Alimentar, observada nos animais Inteiros, quando comparados aos animais Castrados.

Assim, pode-se afirmar que a produção e Gado Inteiro é uma atividade mais lucrativa quando comparada a criação de Gado Castrado, devido a melhor Conversão Alimentar, maior taxa de Ganho de Peso animal/dia e assim, maior produtividade. Mas como usufruir destas vantagens, sem prejudicar na qualidade de carcaça e carne?

Simples! Basta recorrer a terminação de animais inteiros com idade variando entre 12 e 15 meses; pois é incontestável a melhor qualidade desse produto, quando é originária de animais inteiros abatidos com aproximadamente um ano de idade.

Diversos estudos comprovam que animais inteiros abatidos variando entre 12 e 15 meses; apresentaram carcaças com maior teor de músculo e menor quantidade de gordura do que os castrados; sem diferença na suculência da carne de animais inteiros em relação aos castrados. Além disso, nota-se um melhor rendimento de carcaça nos animais inteiros, quando comparados aos animais castrados.

Desta maneira, pode-se afirmar que a Criação de Gado Macho Inteiro é uma atividade muito mais rentável economicamente quando comparado a criação de animais Castrados.

Por fim, muitos produtores podem apresentar duvidas quanto a estas vantagens de se optar em criação de Gado Macho Inteiro, principalmente devido a um problema muito comum observado em Confinamentos e Semi-Confinamentos destes tipos de animais; que é o comportamento de Trepação entre o Gado, também chamada de Sodomia Bovina.

Sim, a Sodomia Bovina além de gerar estresse no gado, levando os animais a perda de peso, pode causar ferimentos e prejuízos com quebra de cercas, entre outros. Porém, a Sodomia Bovina é um problema facilmente resolvido com o uso de produtos, como no caso do SODOMIA PLUS, um medicamento natural, que atua de forma rápida e eficiente, acalmando o Gado e reduzindo assim, de forma acentuada a Sodomia ou Trepação entre o Gado. Além de resolver de forma rápida e simples, SODOMIA PLUS não altera a produção de testosterona, garantindo as vantagens desse optar na criação de Gado Macho Inteiro.

Sodomia Plus

Por fim, SODOMIA PLUS é um medicamento aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, isento de resíduos, de fácil aplicação, sendo aplicado diretamente no trato do animal, sem a necessidade de manejo. Seu uso apresenta Carência Zero, podendo ser utilizado de forma tranquila para animais de abate.

Para mais informação entre em Contato com especialistas no assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Restle, João et al. Eficiência e Desempenho de Categorias de Bovinos de Corte em Pastagem Cultivada. R. Bras. Zootec., v.27, n.2, p.397-404, 1998. Disponível em: < http://www.sbz.org.br/revista/artigos/2090.pdf>. Acesso: 24/07/2020. 

Carol

2 Comentários em “Castrar ou não Castrar o Gado? Eis a questão … Saiba qual opção é mais lucrativa e rentável economicamente.

  • Fábio Fernandez

    Texto bom. Tenho Gado Macho Inteiro em Confinamento e sofro demais com as Trepação entre os Gado. Quero usa esse sodomia Plus. Como faz?

    Reply
    • Carol

      Boa tarde … para adquirir SODOMIA PLUS basta entrar em contato direto com nossos especialistas, pelo site https://www.expressaoanimal.com.br/blog ou pelos telefones FIXO: (17) 3267-3749 | WHATSAPP: (17) 99140-4272
      Att
      Expressão Animal

      Reply

Deixe seu Comentário