Controle do Carrapato Bovino com Homeopatia

O controle do Carrapato dos bovinos (Boophilus microplus) pode ser realizado por diferentes métodos, nos quais se destacam: uso de Produtos naturais, carrapaticidas ou medicamentos homeopáticos.

aaaEntre os Produtos Naturais, como no caso da fitoterapia, que utiliza  extratos de plantas, se destacam o nim indiano, timbó e o eucalipto; porém este método, por trabalhar com extratos de plantas depender de alguns fatores (localização das plantas, época e período da coleta),  que podem comprometer sua eficácia. Já no caso do uso de carrapaticidas, existem diferentes princípios ativos no mercado na qual exigem uma constante monitorização, devido ao surgimento de resistência dos Carrapatos; além do gasto com mão-se-obra (pulverização, pour-on, ou injetáveis); e resíduos tóxicos.

Por fim, o uso da Homeopatia Veterinária, tem sido amplamente aceita, com elevada resposta e satisfação. Muitos optam por este tipo de tratamento, em decorrência de seu baixo custo, facilidade de uso, podendo ser adicionado diretamente no sal mineral ou outro suplemento alimentar e não apresentar Resíduos, tampouco problemas de resistência.

Maiores informações, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Fontes: 1) Martins, J.R. Manejo da resistência aos carrapaticidas. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. v.13, 2004.