Conversão Alimentar de Bovinos na Seca.

Conversão alimentar de BovinosMelhor Conversão Alimentar dos Bovinos em regime de pastejo, na Época da Seca, este é o assunto a ser tratado.

Um boi pesando 450 kg, na época das águas, ingere em torno de 37 kg de capim por dia (com 28% de matéria seca). Já na Seca, esse mesmo boi come 22 kg de um capim (com 40% de matéria seca).  Portanto: no Período da Seca o Gado além de consumir menor quantidade de capim, sua qualidade é inferior.

Este capim (com pouca fibra e pouca proteína) dificulta a ação das bactérias no rúmen, resultando em deficiência de energia e proteína nos animais a pasto. Neste contexto, observa-se o famoso “Boi Sanfona” que ganha peso nas águas e perde peso na Seca; um problema comum que pode ser solucionado por diferentes métodos.

Neste contexto, se destaca o uso de tecnologias de produção, na qual é possível o boi manter o peso na seca, e em alguns casos, até ganhar peso neste período. Isto é realidade com o uso de produtos, como o Equalizador, que eleva a absorção do capim ingerido pelo animal tratado; garantindo ganhos adicionais de saúde e melhor Conversão Alimentar de Bovinos a Pasto.

Mais informações, entre em Contato com Técnicos Especialistas

Fonte: nftalliance.com.br

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.