Distúrbios de comportamento em Confinamento

CONFINAMENTO E SODOMIAOs animais ruminantes exigem um conjunto de fatores ambientais que promovam o seu bem-estar; sendo que a falta ou deficiência de um ou mais desses recursos, é suficiente para o surgimento de transtornos comportamentais.

Sabe-se que os bovinos ao competir por diversos recursos, como espaço e alimento, geram interações agressivas que, sob condições naturais, são controladas por mecanismos como, por exemplo, a fuga.

No caso de sistemas de Confinamento, onde o espaço tende a ser reduzido e o numero de lotação alto, com violação de seu espaço individual do animal, pode se observar uma elevada taxa de Trepações entre os bovinos, caracterizando um comportamento de Monta conhecido como Sodomia Bovina, resultado do aumento de agressividade e estresse, resultando na degradação do bem-estar desses animais.

Neste caso, é recomendável o uso de produtos que elevam a taxa de conforto do animal, tornando-os mais calmos, reduzindo o estresse e comportamentos agressivos, como o medicamento natural Sodomia H, que atua de forma eficaz, sem resíduos.

Para mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Fonte: Malafaia P.,  et al. C. Distúrbios comportamentais em ruminantes não associados a doenças: origem, significado e importância. Pesq. Vet. Bras., set. 2011.

Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.