Doenças de Casco: Parte 2 (Erosão de Talão)

Talão região do Casco
Fig.01

errosao-do-talao
Fig.02

O Talão é a região inferior do Casco (fig 1)  que apresenta a função de amortecer o impacto do Casco com o solo. Alguns fatores  como presença de pedras, umidade; entre outros, pode levar a destruição
dessa região, provocando dor e claudicação. Em algumas situações, essas feridas evoluem para uma enfermidade conhecida como Erosão de Talão ou Podridão, com fissuras e sulcos, de coloração escura (fig 2); na qual o animal apresenta dor, claudicação e dificuldade de locomoção.

O tratamento consiste em remoção dos tecidos lesados, através de casqueamento regular. Na prevenção torna-se importante além do casqueamento regular e do tratamento tópico; a  limpeza dos locais de acesso dos animais (retirada de pedras), pedilúvio, etc. Além dessas medidas, o produtor deve utilizar medicamentos que auxiliam, tanto na Prevenção quanto no Tratamento destes tipos de doenças de Casco, como no caso do produto Casco H, que possui rápida ação e excelentes resultados.

Para saber mais, entre em Contato com Técnicos Especializados.

Fonte: 1) Plautz, G. R. Podologia Bovina. Monografia. Curso de Medicina Veterinária. Univ. do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – R.S., 2013. 2) Imagem: Univ. Federal do Pampa (Aula de morfologia externa de vacas leiteiras); 3) Imagem: mgar.com.br

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.