Doenças de Casco: Parte 3 (Pododermatite Infecciosa)

PododermatiteA Pododermatite  Infecciosa também chamada de Flegmão Interdigital, apesar de ser encontrada em Bovinos, também aparece em Ovinos, sendo uma das principais causas de claudicação nestes animais. Entre os fatores que favorecem o aparecimento desta enfermidade estão: más condições de higiene, umidade, lesões no Casco que facilitam o aparecimento da infecção e deficiência de zinco, que afeta a integridade do Casco. Os sinais clínicos iniciam com inchaço, seguida de fissura e necrose, causando bastante dor e claudicação, dificuldade de movimentação, separação das unhas; seguido de necrose e odor desagradável característico.

O tratamento recomendado é o uso de antibióticos, curetagem para limpeza e remoção do tecido necrosado. A Prevenção consiste no uso de pedilúvio, além do uso de medicamentos destinados a este fim, como no caso do Casco H, produto indicado para Prevenção e Tratamento de Doença de Casco.

Maiores informações, entre em Contato com Equipe Técnica Especializada.

Fonte: 1) Plautz, G. R. Podologia Bovina. Monografia. Curso de Med. Veterinária. Univ. do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – R.S., 2013.; 2) Imagem: mgar.com.br

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.