Estresse Calórico em Bovinos

ESTRESSE CALÓRICO é um dos problemas enfrentados no nosso sistema de produção de Bovinos (Trópicos), que Estresse Calorico e Bovinosocorre por um desequilíbrio no organismo, em resposta à elevada temperatura, radiação solar e alta umidade relativa do ar, resultando em estoque de calor corpóreo excedente, ou seja, um calor corporal maior do que a capacidade do animal em perder calor.

Frente a esta situação de ESTRESSE CALÓRICO os bovinos regulam a temperatura corporal através da dispersão calórica pela evaporação, ofegação e salivação; gerando gasto de energia (em torno de 20 a 35% do gasto diário, o que significa Perda de Produção).

Então a pergunta é: Como Evitar o ESTRESSE CALÓRICO em BOVINOS?

Existem estratégias de manejo para minimizar os riscos do ESTRESSE CALÓRICO, que vão desde a modificação física do ambiente, com sistemas de ventilação; Escolha de Raças mais tolerantes ao calor (como no caso da raça Girolando) até a utilização de produtos que levam a um maior conforto metabólico, como no caso do produto Equalizador. O uso do Equalizador induz os BOVINOS promover conforto térmico nos bovinos, por via metabólica, que além de eliminar o ESTRESSE CALÓRICO, leva ao melhor aproveitamento do alimento ingerido (capim).

Para mais informações, entre em Contato com nossos Técnicos Especializados no assunto.

Fonte: 1) Antunes, M. M.; et al Efeitos do estresse calórico sobre a produção e reprodução do gado leiteiro. Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária. Pelotas, 2009. ufpel.edu.br; 2) figura revistaagropecuaria.com.br (Aumento do valor de compra do boi gordo).

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.