Mamite Bovina: tipos e suas fontes de infecção

A MAMITE BOVINA, uma doenças que afeta a pecuária de leite, pode ser classificada em dois tipos: Mamite vacas_leite_leiteira_Contagiosa e Mamite Ambiental,  que varia conforme sua fonte de infecção. No caso da MAMITE Contagiosa, esta é causada por bactérias como S. aureus e a principal fonte de infecção é a Vaca contaminada; já no caso da MAMITE Ambiental esta é causada por bactérias como as coliformes (ex. Escherichia coli) e a principal fonte de contaminação é o ambiente, como esterco, cama, ambiente sujo e úmido, mãos do ordenhador, água etc.

Tanto a MAMITE Contagiosa, quanto a Ambiental são doenças que geralmente se manifestam em Vacas que apresentam sistema imunológico deficiente e com isto estão mais propensas a apresentarem outros tipos de doenças, além de produzirem uma quantidade inferior de Leite e com qualidade baixa, podendo apresentar Células Somáticas (CCS) e outras alterações no leite.  Nestas situações, o uso de medicamentos que atuam na melhora da Saúde, ou seja Imunidade do animal tratado, como o Mamite H, torna-se indicado tanto para o tratamento e cura, quanto prevenção de MAMITE ou MASTITE, seja ela Contagiosa ou Ambiental, atuando assim na melhora da qualidade e quantidade de Leite produzido.

Maiores informações, favor entrar em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Direitos reservados: Artigo de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.