Homeopatia e Pecuária

Morte Súbita em Bovinos e ingestão de Plantas Tóxicas.

Intoxicação Plus

Morte Súbita em Bovinos e ingestão de Plantas Tóxicas.

Morte Súbita em Bovinos causada por ingestão de Plantas ou Ervas Tóxicas é um problema bastante relatado por produtores de animais, com destaque para algumas regiões do Brasil. 

Isto porque ao ingerir algumas Plantas Tóxicas os Bovinos podem apresentar sintomas que variam desde pouca intensidade até o extremo de causar Morte Súbita no animal.

Por isto, destacamos alguns itens a fim de esclarecer dúvidas a cerca dos principais fatores responsaveis e medidas de prevenção de Morte Súbita em Bovinos por ingestão de Plantas ou Ervas Tóxicas.

1 - O que significa Morte Súbita em Bovinos? 

Morte súbita é uma morte que ocorre sem sinais sem sinais clínicos prévios ("premonitórios"). Em geral, essas mortes não apresentam, na necropsia, achados macroscópicos significativos. 

No caso de Morte Súbita em Bovinos sabe-se geralmente ocorre por problemas no intestino, sistema neurológico, músculos e fígado.

2 - No Brasil, qual a principal causa de Morte Súbita em Bovinos?

Em nossa pecuária nacional, as causas mais freqüentes de Morte Súbita em Bovinos são por Ingestão e Intoxicação por Plantas ou Ervas Tóxicas.

3 - Quais as principais Plantas ou Ervas Tóxicas que causam Morte Súbita em Bovinos? 

No Brasil até o momento foram identificadas 12 espécies de Plantas Tóxicas responsáveis pela Morte Súbita em Bovinos.

Neste contexto as principais Plantas que causam este dano são:

  • 3.1) Palicourea marcgravii: Planta Tóxica mais importante do Brasil, popularmente conhecida por Cafezinho, Erva-de-Rato, Café-Bravo, Erva-Vick e Erva-Café
  • 3.2) Palicourea  grandiflora: pertencente ao grupo das chamadas  "ervas de rato" verdadeiras que são todas as plantas Rubiáceas.
  • 3.3) Palicourea  juruana: também  pertencente ao grupo das chamadas  "ervas de rato" verdadeiras;
  • 3.4) Palicourea  aeneofusca: também  pertencente ao grupo das chamadas  "ervas de rato" verdadeiras;
  • 3.5) Mascagnia rígida: Tingui, Timbó, Quebra-Bucho, Pelabucho, Salsa-Roxa, Rama-Amarela, Suma-Branca ou Suma-RoxaPlanta T
  • 3.6)  Arrabidaea japurensis: trata-se de um cipó importante no Estado de Roraima, porém sem nome popular. Esta Planta é encontrada próxino a rios e consumida na época seca quando os rios baixam suas águas. 
  • 3.7) Arrabidaea bilabiata: Chamada de Chibata ou Gibata, esta Planta é importante na região Amazônica, Pará, Roraima e Acre. 
  • 3.8) Pseudocalymma elegans, um cipó sem nome popular, responsável por mortandades de bovinos no Vale do Rio Sant’Ana, município de Miguel Pereira - R.J.; Paracambi, Rio de Janeiro (Campo Grande) e Saquarema, RJ, com bastante vegetação de encosta de morros.
  • 3.9) Mascagnia  aff. rigida
  • 3.10) Mascagnia pubiflora: chamada de cipó-prata ou corona esta planta tóxica esta presente em regiões como Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, entre outras. Sabe-se que Bovinos consomem o cipó prata em qualquer época do ano, porém a ocorrência de mortes é maior durante a seca, devido escassez de forragem e presença de brotas que são bastantes tóxicos.
  • 3.11) Mascagnia elegans: Esta Planta Tóxica responsável por Morte Súbita em Bovinos é encontrada somente na região de Pernambuco, onde é conhecida por “rabo-de-tatu”.
  • 3.12) Mascagnia sp: Planta encontrada no sul do Brasil (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) sem nome popular.

4 - Como prevenir que ocorra Morte Súbita em Bovinos por ingestão de Plantas Tóxicas? 

Sabe-se que o tratamento de Intoxicações Bovinas por essas Plantas Tóxicas citadas, responsavel por Morte Súbita em Bovinos, como Cafezinho e Timbó são de difícil aplicação devido ao curso superagudo destas Intoxicações

Assim, torna-se interessante medidas de Prevenção para que estes tipos de Intoxicações em Bovinos não ocorram. 

Neste contextos, medidas de prevenção como limpeza de pastos recém-formados e Pastos Sujos; além da utilização de cercas em locais onde existem estes tipos de Plantas, são eficazes.

Outra medida bastante acessível e de fácil aplicabilidade é a utilização de medicamentos, como o medicamento Intoxicação Plus, que atua na Prevenção e Tratamento de Intoxicações Bovinas, diminuindo as mortalidades e prejuízos causados por este tipo de problema.

Com excelente resposta, Intoxicação Plus recupera a capacidade hepática do animal, além de atuar em casos de Requeima, Fotossensibilização e outros.

Por se tratar de um medicamento homeopático, Intoxicação Plus é de uso seguro, eficaz e de ação rápida, além denão apresentar resíduos tóxicos e nem necessidade de manejo, devendo ser misturado diretamente no trato do animal.

Para saber mais sobre Intoxicação Plus, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Fontes: 1) Marques, A. P. et al. Sudden deaths in cattle associated with copper deficiency. Pesq. Vet. Brasileira, v.23, n. 1, 2003.; 2) Serodio, J. J. Principais Plantas Tóxicas que cursam em sinais neurológicos primários e secundários em ruminantes. UFG. Escola de Vet. e Zoot. Pós-graduação em Ciência Animal. Goiânia – G.O.; 2011.; 3) beefpoint.com.br (plantas toxicas que causam morte subita em bovinos de corte); 4) Imagem: g1.globo.com

Direitos reservados: Artigo e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal