Morte Súbita em Bovinos e ingestão de Plantas Tóxicas.

Cafezinho
             Cafezinho ou Erva-Café

Plantas Tóxicas causam efeitos no animal, quando ingeridas, com sintomas variam desde pouca intensidade até o extremo de causar Morte Súbita no animal. Entre as principais Plantas que causam este dano, se destacam:

1) Palicourea marcgravii: Planta Tóxica mais importante do Brasil, popularmente conhecida por: Cafezinho, Café-Bravo e Erva-Café. Principal causadora de Morte em Bovinos, esta Planta é encontrada em todo o Brasil, com exceção da região Sul e do estado do Mato Grosso do Sul. A Intoxicação por Cafezinho ocorre quando os Bovinos ingerem esta Planta, passando a apresentar sintomas poucas horas após a ingestão, que vão desde tremores musculares, na qual o animal deita ou cai, movimentos de pedalagem, mugidos e convulsão.

Timbo
             Timbó ou Tingui

2) Mascagnia rígida: Tingui, Timbó, Quebra-Bucho, Pelabucho, Salsa-Roxa, Rama-Amarela, Suma-Branca ou Suma-Roxa. Esta Planta Tóxica, com tantos nomes distintos é muito conhecida no Nordeste e Sudeste, sendo também encontrada em outras regiões. A Intoxicação por Tingui em Bovinos ocorre pela ingestão das folhas, na qual passam a apresentar queda no chão, podendo apresentar tremores musculares e morte em poucos minutos.

Sabe-se que o tratamento para estas Intoxicações Bovinas por Cafezinho e Timbó são de difícil aplicação devido ao curso superagudo destas Intoxicações, o que torna interessante medidas de Prevenção para que estes tipos de Intoxicações em Bovinos não ocorram. Neste contextos, medidas de prevenção como limpeza de pastos recém-formados e Pastos Sujos; além da utilização de cercas em locais onde existem estes tipos de Plantas, são eficazes. Outra medida bastante acessível e de fácil aplicabilidade é a utilização de medicamentos, como A Toxi H, que atua na Prevenção e Tratamento de Intoxicações Bovinas, diminuindo as mortalidades e prejuízos causados por este tipo de problema. Com excelente resposta recupera a capacidade hepática do animal, além de atuar em casos de Requeima, Fotossensibilização e outros. A Toxi H não apresenta necessidade de manejo, devendo ser misturado diretamente no trato do animal.

Para saber mais, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Fonte: 1) Marques, A. P. et al. Sudden deaths in cattle associated with copper deficiency. Pesq. Vet. Brasileira, v.23, n. 1, 2003.; 2) Serodio, J. J. Principais Plantas Tóxicas que cursam em sinais neurológicos primários e secundários em ruminantes. UFG. Escola de Vet. e Zoot. Pós-graduação em Ciência Animal. Goiânia – G.O.; 2011.; 3) beefpoint.com.br (plantas toxicas que causam morte subita em bovinos de corte); 4) Imagem: g1.globo.com

Direitos reservados: Artigo de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.