Mosca-dos-Estábulos: Prejuízos e Controle

moscaestabuloA Stomoxys calcitrans, conhecida como “MOSCA dos ESTÁBULOS” tem causado prejuízo na pecuária bovina, em diferentes estados, como Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A MOSCA-dos-ESTÁBULOS recebe este nome por ser observada ataques deste parasita em vizinhanças de estábulos ou áreas de pastoreio, causando danos como estresse, perda de peso e redução de produtividade animal.

Esta MOSCA é parecida com a MOSCA domestica, se diferenciando pelo comportamento.  Enquanto a MOSCA domestica não pica, a MOSCA-dos-ESTÁBULOS pica, por ser hematófaga (se alimenta de sangue dos seus hospedeiros, como gado de corte, leite, equino e outros), causando lesões e estresse nos animais atacados.

Segundo pesquisadores, esta MOSCA é uma praga veterinária, como no caso da MOSCA-DOS-CHIFRES, sendo assim importante controlar a proliferação dessas MOSCA no ambiente, evitando o uso indiscriminado de inseticidas que geram resistência deste parasito.

Assim, seu controle pode ser feito com o uso de produtos que interrompam o ciclo de vida deste parasita, como no caso do Parasito H, um produto natural, sem resíduos e sem causar resistência.

Para saber mais, entre em Contato com a Equipe Técnica da Expressão Animal.

Fontes: www.embrapa.br (mosca+do+estabulo); www.infoescola.com (insetos/mosca-de-estabulo); g1.globo.com (rebanhos-sofrem-com-o-ataque-da-mosca-do-estabulo); www.usinamoreno.com.br (sustentabilidade Moscas Estabulo); www.boiapasto.com.br (figura).