Tipos de Diarreia em Bezerro: Colibacilose, Salmonelose e Coccidiose

BezerrosEntre os principais tipos de Diarreia em Bezerro, podemos destacar a Colibacilose, Salmonelose e Coccidiose (Eimeriose), que serão descritas a seguir, afim de auxiliar o pecuarista na prevenção e tratamento deste tipo de problema que gera prejuízos na pecuária.

1) Colibacilose: uma das principais causas de Diarreias em Bezerros, causada pela bactéria E. coli.

Esta doença atinge principalmente Bezerros nas três primeiras semanas de vida, causando Diarreia de cor esbranquiçada, cheiro desagradável; perda de apetite, emagrecimento e, em alguns casos, morte repentina.

2) Salmonelose, causada pela bactéria Salmonella, também conhecida como “paratifo dos Bezerros“; é mais frequente em animais abaixo de doze semanas de idade.

A Diarreia se caracteriza por fezes fluidas com presença de muco; cor esverdeada ou acinzentada com bolhas de gás e cheiro desagradável.

3) Coccidiose ou Eimeriose conhecida por curso negro, esta Diarreia é causada pelo protozoário Eimeria spp.

A Eimeriose ocorre frequentemente em Bezerros de um a seis meses de idade, apresentando fezes líquidas, escuras, com muco e sangue, forte odor, e que se aderem à cauda dos animais.

Controle e Prevenção desses três tipos de Diarreia em Bezerro

O controle da Colibacilose, Salmonelose e Coccidiose (Eimeriose) deve se basear em medidas higiênicas e manejo; além da melhora de imunidade do animal.

Um meio de melhorar a Imunidade do animal e consequentemente prevenir e tratar casos de Diarreia em Bezerros é através do uso de medicamento homeopático especifico. Esse medicamento, no caso Saúde H, age melhorando a Saúde do animal, devido ao aumento de sua Imunidade; diminuindo assim a defesa do animal contra doenças, como no caso diarreias.

Para saber mais, entre em Contato com a Equipe Técnica Especializada em problemas decorrentes da pecuária.

Fonte: www.cnpgc.embrapa.br;  www.portalagropecuario.com.br (figura)