Papilomatose bovina, Verruga ou Figueira: uma doença que limita a produção.

Definição da doença

Papilomatose bovina é uma doença causada por um vírus (Papillomavirus) que causa lesões na pele dos animais, levando a formação de Verrugas. Essas verrugas são lesões tumorais epiteliais benignas, que se apresentam na maioria das vezes circulares, de tamanhos, cores e formas variadas.

Problemas causados pela Papilomatose Bovina

A Papilomatose Bovina também é chamada por Figueira, Verruga, Verrucose, Fibropapilomatose e Epitelioma contagioso, a Papilomatose bovina dificulta a venda dos animais acometidos; devido
ao aspecto do animal doente.


Imagem 1 – Animal acometido por Papilomatose Bovina.

Além disto, as lesões causadas por esta doença (verrugas) facilitam a invasão bacteriana secundária, causando infecções e no caso de atingem as mamas das fêmeas, podem inviabilizar a ordenha e amamentação.

Transmissão da Papilomatose Bovina

Sabe-se que a transmissão da Papilomatose bovina se dá pelo contato direto entre animais doentes com outros animais, pelo contato com ambientes contaminados, por meio de material contaminado (seringas, agulhas de injeção, material de castração ou descorna, cordas, cabrestos, arames farpados, ordenhadeira mecânica).

A Papilomatose Bovina normalmente acomete bovinos com imunidade baixa, em casos de deficiência nutricional ou com alguma carência mineral. Assim, esta enfermidade está diretamente relacionada à capacidade de invasão do microorganismo, à resistência imunológica (capacidade de reagir a uma infecção) do animal e às condições do meio ambiente.

Localização das Lesões (Verrugas)

Os papilomas localizam-se com maior freqüência na cabeça, ao redor dos olhos, cara, pescoço, tetas e pênis e apresentam aspecto desagradável.

Porém, em nossos rebanhos, são mais freqüentes os que se localizam na barbeia e nas tetas.

Prejuízos e queda na produção

Dependendo da gravidade, as lesões incomodam os animais, gerando estresse; o que acaba por levar a queda na Produção Animal (tando na Produção de Leite quanto de Carne.

Além disto, a s lesões causadas pela Papilomatose pode elevar a ocorrência de infecções secundárias (inflamação com pus e cheiro ruim) e miíases (bicheiras). Por fim, podem também danificar o couro.

Tamanho e número das Lesões (Verrugas)

As verrugas variam de tamanho e número. A coloração varia do negro ao branco acinzentado. O pescoço, cabeça, periferia dos olhos e tetos são, geralmente, as áreas mais afetadas. Podem ainda, localizar-se no esôfago, boca, língua, região genital e bexiga.

Imagem 2 – Tipos de Papilomas

Essa lesões causadas pelo Papillomavirus podem apresentar-se como pequenas elevações na pele (verrugas isoladas) até grandes nódulos pendulares (com aspecto de uma couve-flor) em determinadas regiões do corpo do gado, dependendo de um ou mais tipos de papilomavírus envolvidos.

Animais mais acometidos

Os animais jovens são mais susceptíveis, todavia todas as faixas etárias podem ser atingidas. Dentre as raças, a Holandesa (Preto e Branco) apresenta uma maior predisposição às Verrucoses. 

Tratamento, cura e prevenção da Papilomatose Bovina

Quando se fala de tratamento da lesão (Verruga), existem diversos métodos que vão desde a retirada cirúrgica e cauterização das lesões com nitrato de prata; vacina autógena (caráter curativo); auto-hemoterapia; além de diferentes medicamentos disponíveis no mercado e
injetáveis à base de clorobutanol .

Neste contexto, o uso de Homeopatia tem ganho espaço por apresentar excelentes resultados, tanto no tratamento, cura quanto prevenção da Papilomatose Bovina, em especial o medicamento VERRUGA PLUS, um medicamento 100% natural que Trata, Cura e Previne a Papilomatose (Verruga ou Figueira), além de auxiliar no controle de Irritabilidade e Estresse, fatores que favorecem o aparecimento da PapilomatoseVERRUGA PLUS promove aumento de imunidade nos animais tratados, desaparecendo as lesões e impedindo a reprodução desta virose


Imagem 3 – VERRUGA PLUS

Por fim, outros métodos de de controle podem e devem ser associados ao uso de VERRUGA PLUS, dentre eles: 

Não adquirir animais com papilomas e em caso de animais infestados, deve-se manejar por último estes animais.

Mais informações, esclarecimentos ou auxilio para o  Tratamento, cura e prevenção da Papilomatose Bovina, entre em CONTATO com nossos especialista.

Fontes: 1) Imagem 1 – https://revistagloborural.globo.com (Verrugas pelo corpo de bovinos são tumores transmissíveis); 2)Imagem 2 –
http://www.expressaoanimal.com.br/tratamento-de-papilomatose-bovina-verruga-ou-figueira/ ; 3) Silva, A. da; et al. Documentos 122 – EMBRAPA – Anais do 40 Rio Leite Serrano Tecnologias para o desenvolvimento da pecuária de leite familiar da Região Serrana do Rio de Janeiro , Novembro, 2007 .

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Carol

Deixe seu Comentário