Período de Seca e Suplementação Bovina

gado-seca

O Período de Seca é crítico na Produção de Bovinos a Pasto, devido a pouca disponibilidade, em quantidade e qualidade, de Pasto. Neste período, também chamado de Entressafra, as pastagens apresentam baixo valor nutritivo, com alta concentração de fibra.

Este fato prejudica a eficiência das bactérias ruminais, levando a queda de consumo e digestão da forragem, resultando em perda de peso nos Bovinos a Pasto.

Neste caso, o uso de métodos que auxiliar na melhora da digestibilidade no rúmen, elevando o consumo da forragem são alternativas importantes. Com isto, se indica o  Equalizador, que eleva o aproveitamento da Matéria Seca; mantendo o peso do Gado na Seca, ou ate mesmo elevando o ganho de peso neste período.

Para maiores informações, entre em Contato com Técnico Especializado neste assunto. 

Fontes: 1) Paulino, M. F. Estratégias de Suplementação para Bovinos em pastejo. Anais. Simpósio de Produção de Gado de Corte, Viçosa, 1999.; 2) Reis, R. A.; et al. Suplementação da dieta de Bovinos de corte como estratégia do manejo das pastagens. R. Bras. Zootec., Viçosa, v.38, p.147-159, 2009.; 3) Souza, F. M. de. Terminação de Bovinos à Pasto – Seminário Aplicados. Univ. Fed. de Goiás. Goiânia, 2011; 4) imagem – www.olhardireto.com.br (Ministério não vê crise no agronegócio como prevê o setor).