Plantas Tóxicas: Como evitar Intoxicação Bovina?

Planta Toxica Bovinos
* Palicourea marcgravii

As Plantas Tóxicas são responsáveis por INTOXICAÇÕES BOVINAS, gerando perdas na pecuária como: morte de animais, diminuição dos índices reprodutivos (abortos, infertilidade, malformações), redução da produtividade nos animais sobreviventes (diminuição da produção de leite, carne, lã), aumento de outras doenças; além de gastos com diagnóstico e tratamento das intoxicações.

Os animais ingerem PLANTAS TÓXICAS devido palatabilidade, falta de pastagens adequadas e escassez de alimentos. Como no caso da Palicourea marcgravii, conhecida como Erva de Rato é muito palatável  sendo destacada como a principal Planta Tóxica brasileira, responsável por casos de “MORTE SÚBITA em BOVINOS”.

Já no caso de Plantas Tóxicas poucos palatáveis; “Na maioria dos casos, os animais não apreciam as Plantas Tóxicas, eles as ingerem forçadamente devido à fome ou quando estão misturadas com outro alimento” (Silva, S.).

No Brasil estima-se que 12% dos óbitos nos rebanhos sejam decorrentes da ingestão de PLANTAS TÓXICAS, sendo importante a prevenção e tratamento deste tipo de problema. Neste caso, é importante apoio de técnico especializado; na busca de tratamentos adequados; como no caso do uso de medicamentos homeopáticos específicos (A Toxi H); que são amplamente usados com o intuito de tratar e principalmente prevenir caso de INTOXICAÇÃO BOVINA.

Para mais informações, entre em Contato com Equipe Técnica Especializada.

 Fontes: 1) Silva e Carvalho, M. Espécies vegetais tóxicas: importância para a pecuária; 2) plantastoxicas.unal.edu.co (Plantas Tóxicas – Inimigo Indigesto).