Sodomia Bovina e Problemas de Casco

Problema de CascoTraumatismo dos Cascos é uma das principais Causas de Doença Digital em Bovinos de Corte Confinados. Os fatores predisponentes ao traumatismo são a Sodomia Bovina, Disputa Social, Transporte, Superpopulação, Excesso de Lama e Umidade fragilizando o Casco e a presença de Pedras e Pisos com defeito.

No caso de Sodomia Bovina (comportamento de trepação entre o Gado); esta pode gerar lesão nos Cascos; sendo que em regiões do Brasil, como o Estado do Pará, a Sodomia Bovina é responsável por aumentar traumas em Casco dos Bovinos, devido intensas chuvas, levando os animais a permanecerem em pastos alagadiços ou úmidos, favorecendo o desenvolvimento de doença de Casco em Bovinos.

Diversas Medidas Podem ser Tomadas a fim de se Diminuir esses Problemas de Casco, Decorrentes do Comportamento de Sodomia em Bois. Algumas medidas podem ser tomadas, dentre elas:

1) Utilizar animais castrados, ou no caso de animais inteiros, pode-se controlar a Sodomia Bovina através do uso de medicamentos (uso continuo do produto SODOMIA H*) 2) Os piquetes não devem apresentar umidade, pedras e cimento quebrado (o que pode favorecer desenvolvimento de Problemas de Casco). 3) Evitar a superpopulação, e 4) Procurar não colocar animais de diferentes origens no mesmo piquete.

Sabendo da dificuldade de se adequar as exigências descritas acima, torna-se importante destacar que o produto SODOMIA H* apresenta resultados, diminuindo de maneira considerável, o estresse no gado, controlando a Sodomia em Bois.

* Produto Homeopático Veterinário – Expressão Animal

Fonte: Ferreira, M. P. et al. Sistema locomotor dos ruminantes. UFMG, M. G. Abr. 2005. 40p. Figura: ruralcentro.uol.com.br