SECA: como aproveitar melhor o CAPIM?

gado secaSabe-se que a fibra, presente no CAPIM, é usada como fonte de energia para os BOVINOS.  No processo de fermentação, as bactérias do rúmen transformam a fibra presente no CAPIM, em ácidos graxos voláteis (AGV), que é a principal fonte de energia para o animal. Além de produzir energia, a fibra age na digestibilidade dos alimentos, influenciando no consumo animal.

 Na Época da SECA, o CAPIM apresenta baixa qualidade, com alta concentração de fibra e baixo teor de proteína, diminuindo o ganho de energia para animal.  Além da perda de qualidade do CAPIM na SECA, o GADO sofre com a diminuição da quantidade ingerida, pois o CAPIM seco, apresenta alto teor de fibra e baixa digestibilidade, o que diminui a capacidade do animal de se alimentar.

 Por isto, deve-se estar atento as técnicas que auxiliam no processo de melhor aproveitamento de energia (AVG) e melhor digestibilidade do CAPIM, permitindo assim que se evite o prejuízo esperado na SECA. Neste contexto, a Expressão Animal desenvolveu produtos que auxiliam neste processo.

 Para saber mais, entre em Contato com a Equipe Técnica Especializada no assunto.

 Fonte:1) www.veterinaria.org (revistas/redvet/n020207/020718.pdf);2) nelorems.org (figura).