Sodomia em Gado e Espaço Físico

Sodomia em Gado e ConfinamentoO Espaço Físico tem grande importância no comportamento da Sodomia em Gado. Na natureza, os Bovinos, são adaptados a viver em ambientes com amplo espaço, diferente do que acontece na prática, como no caso de Confinamentos com alta concentração de Gado.

Nestas condições, um dos fatores essenciais para o bem estar animal que é o espaço físico, é violado, gerando a restrição da movimentação livre; o que acaba aumentando a agressividade e o estresse, favorecendo o aparecimento de transtornos comportamentais, como a Sodomia em Gado confinado.

Neste contexto existem erros frequentes, em Confinamentos, relacionado à deficiência de Espaço Físico adequado para o animal. Um exemplo é o erro na suplementação mineral, onde são usados cochos de tamanhos inadequados; onde “líderes” chegam primeiro ao cocho, consumindo o suplemento e quando se retiram, os demais animais acabam por não ingerir a quantidade necessária; resultando na deficiência mineral em uma fração do lote e variação no ganho de peso. Outro erro observado é a presença de animais agressivos ou submissos em lotes, que devem ser retirados, a fim de evitar uma piora no lote como um todo.

Além de buscar evitar erros que possam provocar ou mesmo potencializar o Estresse nos animais, produtores de animis devem recorrer ao uso de Produtos específicos, como o Sodomia H, que diminui de forma expressiva a TREPAÇÃO entre GADO (SODOMIA BOVINA).

Mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados

 Fonte: 1) Malafaia, P. et al. Distúrbios comportamentais em ruminantes não associados a doenças: origem, significado e importância. Pesq. Vet. Brasileira, R.J., v. 31, n. 9, 2011; 2) Imagem portaldbo.com.br

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo