Suplementação a Pasto: Sais Minerais, Misturas Múltiplas, etc.

suplementação bovinos a pastoSuplementação Bovina a Pasto possibilita suprir as necessidades básicas do Gado, melhorando desempenho  em reprodução e Ganho de Peso/animal/dia. Neste caso, Misturas Múltiplas são usadas para melhorar as condições do Gado na seca (Proteinados) ou balancear o alimento “Pasto”, adicionando energia, caso do uso de energéticos nas águas.

Porém, as vezes a resposta deixa de ser otimizada, devido ao fenômeno de “substituição”, onde os animais deixam de pastar o mínimo necessário devido o Suplemento Mineral fornecido. Com isto, derruba-se as expectativas de Desempenho Animal, além do gasto a mais, com baixo retorno econômico.

Duas principais razões da diminuição do Pastoreio nos animais suplementados são: saciedade ou distúrbios digestivos, como no caso das acidoses,  que afetam a digestibilidade da fibra do Capim, diminuindo assim o Consumo de Matéria Seca (CMS) e o Desempenho Animal, podendo promover até perdas de peso.

Mas como lidar com este problemas?

No caso de Acidose, basta inserir ionóforos ou antibióticos para solucionar o caso. Já no caso da saciedade, o fazendeiro deve solicitar correção no Suplemento, a fim de elevar o consumo de Pasto, além de ingerir o Suplemento; permitindo assim elevar o Desempenho Animal, sem deixar de explorar os recursos naturais (Pasto), produzindo mais a um custo melhor.

Estes dois quadros descritos, podem ser potencializados, resultando em maior Eficiência Alimentar e maior Desempenho Animal, com o uso de produtos que permitem maior digestibilidade da Matéria Seca  presente no Capim (Pastagem) como no caso do Equalizador, que promove um melhor aproveitamento da Matéria Seca presente no Capim ingerido, além de elevar a Conversão ou Eficiência Alimentar. 

Conversão Eficiência AlimentarCom o uso do Seu Equalizador pode se observar melhores resultados no uso das Misturas Múltiplas ou outro tipo de Suplementação, elevando o Desempenho Animal, de forma rentável.

Dúvidas ou mais informações, Converse com Técnico Especializado

Direitos reservados: Artigo de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Fontes: 1) Souza, F. M. de. Terminação de Bovinos à Pasto. Univ. Federal de Goiás, 2011. Disponível portais.ufg.br; 2) Santos, E.D.G.; et al. Terminação de tourinhos Linousin x Nelore em pastagem diferida de Brachiaria decumbens, durante a estação seca, alimentados com diferentes concentrados. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.33, n.6, p.1627-1637, 2004; 3) Expressão Animal desenvolvimentos, Lemos, PB; 4) Imagem: agripoint (suplementação corte)

admin

Deixe seu Comentário