Tingui e Criação de Gado: Problemas na Pecuária

intoxicação boi bovina planta tóxicaTingui também conhecida por Timbó a planta do gênero Mascagnia, tem causado Intoxicação em Bovinos, com destaque na região Nordeste e Sudeste do Brasil. Além dos nomes “Tingui” e “Timbó”, na Bahia esta planta é chamada de “Quebra-Bucho” e “Pelabucho”. Já em outras regiões como em Minas Gerais, podemos ouvir nomes como “Salsa-Roxa”, “Rama-Amarela”, “Suma-Branca” ou “Suma-Roxa”.

Intoxicação por Tingui (Mascagnia rígida) ocorre principalmente no início do período chuvoso, quando a planta brota antes de outras forrageiras ou após o final desse período, quando algumas forrageiras secam. Porém, essas Intoxicações também ocorrem após queimadas, onde se relatam casos de Intoxicações em BovinosCaprinos e outros animais.

Estudiosos relatam que esta Planta conhecida popularmente por “Tingui” apresentam 5 espécies tóxicas no Brasil, sendo todas cipós ou arbustos com ramos compridos e com uma característica em comum: frutos alados sob forma de borboleta, além de possuir as mesmas propriedades tóxicas. Tingui, Timbó, etc; é uma planta palatável aos animais, ou seja, de sabor agradável, que causa Intoxicação aguda com sintomas que vão desde sinais neurológicos, fraqueza, tremores, posição de decúbito lateral, convulsões, paralisia, até a morte (Morte Súbita).

intoxicacaoEm casos de Intoxicações por este tipo de Planta, recomenda-se movimentar pouco os animais intoxicados, devendo deixá-los em repouso, com fornecimento de água a vontade. Já medidas de Prevenção de Intoxicações em Bovinos, Caprinos e até Ovinos, pode ser realizado com o uso de produtos como no caso do A Toxi H, um medicamento 100% Natural, que age de forma preventiva, elevando a Saúde, Imunidade e resistência a Intoxicações por Plantas nos animais tratado. A Toxi H atua prevenindo Intoxicações por Plantas de forma segura e eficaz, sem necessidade de manejo.

Para mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados.

Leia também: Morte Súbita em Bovinos e ingestão de Plantas Tóxicas

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Fontes: 1) gazetadigital.com.br (Tingui esta matando Gado no estado); 2) Tokarnia, C.H.; Dobereiner, J. Intoxicação por Palicourea marcgravii em Bovinos no Brasil. Pesq. Vet. Bras v.6, n.3, p. 73-92, 1986; 3) Tokarnia, C.H.; et al. Plantas tóxicas do Brasil. Ed. Helianthus, Rio de Janeiro, 2000; 4) beefpoint.com.br (Plantas Toxicas que causam morte súbita em bovinos de corte); 5) Imagem: fotolog.com

admin

2 Comentários em “Tingui e Criação de Gado: Problemas na Pecuária

  • sandro luis araujo alves

    estou precisando remanejar um gado de uma terra que tem tingui, como fazer para não ter grandes prejuizos

    Reply
    • Carol

      Boa tarde o produto INTOXICAÇÃO PLUS é excelente para este tipo de situação. Assim … para que possamos lhe atender da melhor maneira possível; torna-se necessário um contato telefônico;
      ou caso prefira, favor entrar em contato com técnicos especializados: https://www.expressaoanimal.com.br/contato/
      ou ligar para WhatsApp e Telefone: (17) 9 9709-4895 | (17) 3267-3749
      Att
      Expressão animal

      Reply

Deixe seu Comentário