Doenças de Casco: Parte 6 (Úlcera da Sola)

Úlcera da Sola é uma Doença de Casco que se caracteriza pela ocorrência de hemorragia (hematomas) na sola do Casco, podendo provocar ou não dor no animal. Este tipo de problema pode ser observado no caso de Bovinos confinados em locais com piso de concreto, o qual justifica a importância de se manter os animais em pisos menos abrasivos e traumáticos, além de alojar os animais em locais secos.

Um dos primeiros sintomas da Úlcera da Sola é a hemorragia, tornando-se visível, várias semanas ou meses após a lesão inicial, que pode evoluir para claudicação nos animais, podendo afetar os movimentos dos Bovinos. Além destes sintomas, pode se observar perda de peso, diminuição da produção animal e ocorrência de infecções secundárias.

CASCO
Embalagens de 150g a 2,5Kg

O controle deste tipo de enfermidade deve ser realizado através do casqueamento regular do rebanho, balanceamento da dieta para evitar laminite subclínica, além do uso de produtos específicos, como no caso do medicamento Casco H, que atua de forma direta na Prevenção, Tratamento e Cura deste e outros tipos de Doenças de Casco em Bovinos.

Para saber mais, entre em Contato com a Equipe Técnica Especializada.

Fonte: Plautz, G. R. Podologia Bovina. Monografia. Curso de Medicina Veterinária. Univ. do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – R.S., 2013.

Direitos reservados: Artigo e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.