VERMINOSES BOVINA: SERÁ QUE A SOLUÇÃO É A PREVENÇÃO?

Verminose Bovina é um dos principais problemas observado em rebanho de gado leiteiro, onde os animais mais prejudicados são os bezerros devido a baixa imunidade (não possuem anticorpos), que acabam sofrendo com perda de peso.

Neste contexto, o uso de Vermífugos tem sido cada vez mais frequente, porém tem-se observado que os Vermífugos existentes no mercado, tem funcionado cada vez menos em bovinos. Isto porque muitas espécies de vermes estão ficando mais resistentes aos medicamentos existentes no mercado, como no caso dos antiparasitários que apresentam em sua formulação: ivermectina, moxidectina, além dos sulfóxido de albendazol e fosfato de levamisol.

Sabe-se que está “resistência” a muitos tipos de Vermífugos se dá ao uso inadequado dos anti-parasitários, com elevada frequência e quantidades acima do recomendado, o que favorece o desenvolvimento da resistência anti-helmíntica.

A presença de Verminoses no Rebanho é responsável pela perda na produção animal, o gado deixa de ganhar peso, além da queda na saúde, o que reduz ainda mais a produção animal, além de diminuir a taxa de prenhez, entre outros; isto sem contabilizar os gastos com aplicações ineficientes de Vermífugos e manejo.

Com isto, tem se observado que o modo mais eficiente para o Controle de Verminoses Bovinas é o tratamento preventivo e controle estratégico; garantindo com isto um rebanho livre do prejuízo causado pelas Verminoses, com elevada produção animal, mais crias, lactação precoce, maior ganho de peso, maior produção de leite, entre outros.

Verm Plus

Neste contexto, o mais recomendado é o uso de medicamentos que não causem problemas de resistência e nem carência, como no caso do medicamento 100% natural, Verm Plus, que atua de forma ampla e eficiente no Controle e Prevenção de Verminoses Bovinas, além de auxiliar no ganho de Saúde animal. Verm Plus atua em qualquer fase anima, sendo ideal para o tratamento dos bezerros, onde as verminoses são mais intensas, justamente pela ausência de anticorpos, o que os deixa vulneráveis o ano inteiro.

Muitos especialistas indicam o uso de Verm Plus de forma contínua durante o período seco, sem a necessidade de intercalar vermífugos, pois este tipo de medicamento não cria resistência, além de elevar a saúde do animal tratado.

Para mais informação entre em Contato com especialistas no assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) “Aplicar vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça”, diz pesquisa. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com (por Globo Rural On-line). 2) Fonte: Azevêdo, D. M. M. R.; et al. Principais Ecto e Endoparasitas que Acometem Bovinos Leiteiros no Brasil: Uma Revisão. Rev. Brás. Hig. San. Anim., Fortaleza,V. 2 – N. 04 p. 43 – 55, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4822

Carol

Deixe seu Comentário