Homeopatia e Pecuária

A Castração apresenta vantagens. Mas estas são superiores das vantagens de Não Castrar?

A Castração apresenta vantagens com o melhor manejo do Gado, com a lucratividade do sistema e maior aceitação do produto pelo mercado; porém, pesquisas demonstram Melhor Desempenho de animais não-Castrados, ou seja,Machos Inteiros, sendo esta mais relevante em sistemas de produção intensiva, em que se busca o Peso de Abate em menor tempo.

Com a redução da idade de Abate, surge nova perspectiva de produção de carne a partir de machos não-Castrados. Esse procedimento é adotado há muito tempo em vários países europeus, onde grande parte da carne consumida é proveniente de Bovinos não-Castrados, abatidos com idade inferior a dois anos.

Estudos descrevem que animais com dietas de bom nível nutricional, abatidos com menos de 24 meses de idade, a Castração é desnecessária. Nesse sentido, nota-se que a Castração é vantajosa no caso de animais abatidos tardiamente, favorecendo, assim, o manejo, a engorda e a qualidade da carne (maciez). (2)

Porém, apesar de a utilização de animais não-Castrados para o abate trazer benefícios para o produtor, devido à maior velocidade de crescimento em relação aos Castrados; existe o problema enfrentado pela dificuldade de manejo nesses animais; devido a comportamento agressivo (Sodomia Bovina) e estresse.

Neste caso, vale a pena o produtor buscar alternativas que possam diminuir esse problema, como no caso do produto SODOMIA H, queSODOMIA-H-OKapresenta efeito em poucos dias, após ser ingerido pelo animal tratado. Desta forma, o produtor pode usufruir melhor de seu negócio; garantindo maior lucratividade, visto que os animais não-Castrados apresentaram maior margem líquida e lucratividade, tanto por animal como por área, sugerindo ser mais viável a sua criação.

Para mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados.

Direitos reservados: Este texto é de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo

Fonte: Ítavo, L.C.V.; et al. Desempenho produtivo, características de carcaça e avaliação econômica de bovinos cruzados, castrados e não-castrados, terminados em pastagens de Brachiaria decumbens. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.60, n.5, p.1157-1165, 2008; 2) Restle, J.; et al. Desempenho em confinamento, do desmame ao abate aos quatorze meses, de bovinos inteiros ou castrados, produzidos por vacas de dois anos. Cienc. Rural, v.27, p.651-655, 1997.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal