Homeopatia e Pecuária

Acidose Ruminal e Laminite em Confinamento

PROBLEMA DE CASCO EM CONFINAMENTOSistemas de alta produção, em busca de melhores índices de Ganho em Peso Bovino, muitas vezes leva ao surgimento de Doenças Digitais que  podem ser observadas em Gado de Corte, especialmente nos sistemas de Confinamento.

Neste cenário, entre as Doenças Digitais de animais Confinados, a Laminite, também chamada de Pododermatite asséptica difusa ou “rompimento de tecido córneo do Casco” se destaca como uma Doença de Casco de origem multifatorial, com enfase para os fatores nutricionais.

Entre os fatores nutricionais, a Acidose Ruminal, é considerada um dos principais causadores da Laminite, em Confinamento Bovino. Decorrente do consumo excessivo de concentrado, que leva ao aumento na produção de ácidos graxos voláteis no interior do rúmen a Acidose Ruminal causa diversos sintomas como desidratação e diarreia.

A falta de adaptação e dietas com altos teores de concentrado representam um risco para Bovinos de Corte, especialmente na entrada dos animais em Confinamentos. Sendo assim, é importante  diminuir casos de Acidose Ruminal em Sistemas de Confinamento através de dieta composta por fibras além de uma adaptação gradual no manejo alimentar, especialmente quando esta for rica em concentrados. Além do uso de medicamentos que auxiliam na digestão, evitando a Acidose Ruminal, como no caso do CONF MAIS H, especifico para uso em animais Confinados.

Por fim, o produtor deve recorrer ao uso de produtos que auxiliam na redução das inflamações de Casco que sempre aparecem, em Gado Confinado, causadas pela Acidose, como no caso do produto Casco H, que apresenta resposta rápida e eficaz.

Para saber mais, entre em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.

Fonte: Noronha Filho, A. D. F. Laminite Bovina. UFG. Goiânia – G.O, 2011.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal