Homeopatia e Pecuária

Aumento de CCS e qualidade do leite: qual a relação?

MAMITE EM VACAA Contagem de Células Somáticas (CCS) no Leite indica a qualidade do leite. Mas quem são e de onde vêm estas células?

Essas células encontradas no leite são formadas principalmente pelos leucócitos (ou células brancas do sangue), cuja função é a defesa do organismo. Esses leucócitos, presentes no sangue, são atraídos para a Glândula Mamária, quando esta apresenta algum tipo de infecção, como no caso de Mamite (um tipo de Infecção na Glândula Mamária). Neste caso, a inflamação atrai os leucócitos e quanto mais severas as infecções, maior o número dessas células no local da infecção, o que leva, consequentemente ao aparecimento, em numero elevado, dessas células no leite.

Com isto, pode-se afirmar que o aumento de CCS no leite indica presença de inflamações e/ou infecções na Glândula Mamária, como no caso de Mamite ou Mastite, que além de elevar o número de CCS no leite, reduz a quantidade e qualidade do leite produzido. Por este motivo, são estabelecidas exigências para o limite de CCS do leite, como a Instrução Normativa nº 62; uma política de melhoria da qualidade do leite pela redução da CCS, a fim de garantir qualidade do leite, com reflexos positivos no mercado, pela maior aceitação dos produtos pelo consumidor.

Porém como evitar o aumento de CCS nos rebanhos leiteiros?

MAMITE EM VACAPara responder esta questão, devemos primeiro saber: o que leva ao aumento do numero de CCS no leite? Infecções na Glândula Mamária, como no caso de Mamite ou Mastite. Sendo assim, para evitar o aumento de CCS  deve-se evitar infecções na glândula mamaria, ou seja, tratar, controlar e prevenir Mamite ou Mastite Bovina. Neste caso, uma forma simples, econômica, eficaz e isenta de resíduos tóxicos, ou seja, sem a necessidade de descarte de leite por resíduos tóxicos e sem a necessidade de carência, é a utilização de medicamentos como no caso do Mamite H, um produto natural, aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Para maiores informações, favor entrar em CONTATO.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.

Fonte: Brito, J. R. F. Células somáticas no leite. Embrapa.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal