Homeopatia e Pecuária

Berne e Bicheira: Qual a diferença?

Um cliente entrou em contato com a assessoria técnica perguntando sobre Berne e Bicheira e suas diferenças; aqui esta a resposta …

Berne_Bicheira Bicheira ou Miíase, são larvas de mosca que se desenvolvem em tecidos, como pele e músculo do animal infectado. Para formar a Bicheira, é necessário que uma mosca coloque seus ovos em uma ferida ou mesmo no umbigo de um animal recém-nascido, como no caso de bezerros.

Por isso, se aplica medicamentos cicatrizantes e repelentes em ferimentos e umbigos de animais recém-nascidos, para evitar a formação de Bicheiras.

 Já no caso do Berne, a larva da mosca Dermatobia hominis, é depositada na pele do hospedeiro, penetra e desenvolve no tecido do animal (em torno de 40 dias). Neste caso, não é necessário uma lesão prévia, pois as larvas conseguem penetrar mesmo em tecido íntegro.

O controle do Berne é complexo e causa prejuízos aos criadores de bovinos, sofrimento ao animal, levando a produzir menos carne e leite e desvalorização do couro. 

A fim de reduzir essas perdas, o uso de produtos que controlam e evitam a infestação deste tipo de parasita são necessários, como no caso do Parasito Plus, um produto 100% Natural que atua no Controle de Berne, além de outros parasitas como Vermes, Mosca-do-Chifre e Carrapato Bovino, sem resíduos, manejo e resistência.

Mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto

Fontes: 1) Gado de leite: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores téc.: Oriel F. de C., João E. C. de M. 3ª. ed. Brasília – D.F. Embrapa, 2012. 311p. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas). p. 232-233; 2) www.grupocultivar.com.br (O Berne e seu controle).

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal