Homeopatia e Pecuária

Breve descrição da Mosca-dos-Chifres

Mosca-do-Chifre: Controle eficaz.

Este texto, busca descrever, de forma simples e objetiva, aspectos relacionados a Mosca-dos-Chifres, como origem e comportamento.

Isto para auxiliar no conhecimento e Controle deste Parasita Bovino tão prejudicial à Pecuária Nacional.

Mosca-dos-Chifres: Introdução no Brasil

Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) foi reconhecida como praga de Bovinos em 1830 na França.

No Brasil a Mosca-dos-Chifres foi identificada em 1977, em Roraima, e em 1991, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Hoje este Parasita se encontra distribuído por todo o território nacional, sendo um dos fatores responsáveis por esta ampla distribuição o transporte em rotas de comercialização de Gado; além do clima favorável para o desenvolvimento da Mosca (verões chuvosos e quentes).

Mosca-dos-Chifres: Comportamento

Mosca-dos-Chifres se alimenta de sangue, preferencialmente Bovino, através de picadas dolorosas, que acabam por gerar dor, irritabilidade e Estresse no Gado, o que explica a denominação da Mosca-dos-Chifres como “irritans”, pois esta causa irritação ao animal infestado.

Sabe-se que as Moscas fêmeas sugam o sangue com maior freqüência, quando comparado com as Moscas machos, na qual uma Mosca fêmea chega a realizar em torno de 40 picadas por dia, com duração de três a quatro minutos, cada picada, enquanto que os machos picam, em média, 25 vezes ao dia.

Outra curiosidade relacionada a Mosca-do-Chifre é referente a sua dependência em relação ao seu hospedeiro, que no caso é o Bovino.

Este inseto é dependente do hospedeiro, e um fato interessante é que a Mosca-do-Chifre pode se alimentar de sangue de diversos animais, porém seus ovos somente se desenvolvem em Fezes Bovinas, o que determina sua dependência com o hospedeiro.

Além disso, outra curiosidade é em relação ao seu nome “Mosca-dos-Chifres” que é pouco apropriada para o nosso pais tropical. Este hábito de se aglomerar na base dos Chifres é observado em regiões de cima temperado; diferente do que se observa no Brasil, onde as Moscas costumam se localizar nas regiões das costas, paleta, barriga e pernas do Gado Infestado.

Mosca-dos-Chifres: Controle e Combate

Os prejuízos causados pela  Mosca-dos-Chifres, intensificou o uso de Inseticidas químicos, como Piretróides, o que vem gerando problemas com Resistências.

Por isso,  muitos pesquisadores estão em busca de novos métodos, a fim de conquistar um Controle Eficaz da Mosca-do-Chifre. Neste contexto, um tipo de produto, 100% Natural e que tem apresentado eficácia e resposta rápida, além de segurança e ausência de resíduos tóxicos são é o Produto Parasito Plus (antigo Parasito H).

Parasito Plus é um medicamento homeopático, desenvolvido a partir de pesquisas e estudos, que além de atuar tanto no Controle e Prevenção de Mosca-do-Chifre, age também no Combate a Carrapato BovinoBerne e Verminoses Bovinas.

Para mais informações sobre Parasito Plus, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Saiba mais em: Mosca-dos-Chifres: Conhecer Melhor para Controlar.

Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo

Fonte: 1) Brito, L. G.; et al Mosca-dos-Chifres: aspectos bio-ecológicos, importância econômica, interações parasito-hospedeiro e Controle. Comunicado Técnico, Set/2005. Porto Velho, RO; 2) De Almeida, F. A., et al. Dinâmica populacional da Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) em Bovinos da raça Guzerá e mestiço em Selvíria, MS. Ciências Agrárias, v. 31, n. 1, 2010.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal