Homeopatia e Pecuária

Carrapato Bovino: os principais erros cometidos na busca do seu Controle e Prevenção

O Carrapato Boophilus microplus é um parasita que permanece preso à pele do bovino, se alimentando de seu sangue, até se desprender. Por isto, o Carrapato gera estresse no gado, causando feridas e lesões na pele, com aumento de infecções e desvalorização do couro, redução de ganho de peso animal e produção de leite, além de ser um potente transmissor de doenças bovinas, como a Tristeza Parasitária Bovina.

carrapato-bovino
        Carrapato Bovino – Fêmea ingurgitada                    (teleógina), fixada na pele de bovino.

Por isto, o Carrapato Bovino é considerado um problema para muitos pecuaristas, o que torna importante o conhecimento de técnicas que possam reduzir e controlar este tipo de parasita. Neste contexto, deve-se levar em consideração os principais erros cometidos na busca do Controle e Prevenção do Carrapato, que serão descritos a seguir:

1. Carrapaticida errado (escolha e modo de uso errado): a escolha do tipo de Carrapaticida a ser utilizado é uma importante etapa, onde eve-se levar em consideração dados como: já foi ou estava sendo utilizado algum tipo de Carrapaticida antes? Se a resposta for sim, deve-se buscar saber qual sua composição, a fim de evitar problemas como não funcionamento devido a resistência dos Carrapatos

2. Preparação da solução Carrapaticida: após a escolha do produto a ser utilizado, deve-se levar em consideração o método de preparo e uso, a fim de evitar intoxicações ou ausência de respostas.

3. No caso de aplicações a serem realizadas através de Banhos, deve-se levar em consideração o horário da aplicação e cuidados no manejo, a fim de evitar um “banho mal dado”, o que interfere diretamente na ação do produto utilizado.

Este “erros” descritos, em geral acontecem, no caso da utilização de produtos Carrapaticidas, que exigem manejo e cuidados, com riscos de intoxicações e problemas de resistência dos Carrapatos. Neste contexto, o produtor pode recorrer a métodos que evitam erros e intoxicações, como no caso do uso de produtos que são misturados diretamente no cocho dos animais, a serem tratados, evitando assim, problemas e gastos com manejos. Neste caso, são recomendados o uso de produtos que apresentam garantia de resposta, com elevada eficácia e segurança, como no caso do produto Parasito H, altamente indicado para Controle e Prevenção de Carrapatos Bovinos.

Dúvidas ou informações, a respeito deste produto ou outros, favor entrar em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Rehagro; Publicações: Erros e acertos no combate aos carrapatos, por especialistas Revista Balde Branco; Artigos técnicos. (publicado 18/01/2007 – Revista Balde Branco. Disponível em: rehagro.com.br); 2) Imagem: icb.usp.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal