Homeopatia e Pecuária

Carrapato Bovino: Saiba Como Controlar este Parasita.

O Carrapato Bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus tem os Bovinos como principal hospedeiro, sendo por isto chamado de “Carrapato Bovino” ou “Carrapato-do-Boi”, mesmo que possa ser visto parasitando outros tipos de animais, como cachorro e cavalo; em épocas de grande infestação nas pastagens.

carrapato de boi
        A – Carrapato Boophilus microplus (Fêmea)               B – Carrapato Boophilus microplus (Macho)

Mesmo considerado um dos principais Parasitas de Bovinos, responsável por prejuízos na Pecuária, ainda se observa dificuldade de Controle e Prevenção, através de relatos de pecuaristas, com problemas como resistências e ineficiência nos métodos de Controle. Diante deste cenário, iremos discutir as principais medidas utilizadas contra este Parasita e as novidades disponíveis no mercado, a fim de auxiliar o Produtor de Gado, neste Combate.

Começamos este assunto com o método de Controle mais utilizado: os produtos químicos, como os Carrapaticidas ou acaricidas, como organoclorados, organofosforados, Avermectinas e Piretróides, que por serem amplamente utilizados, têm apresentado problema de resistência, com diminuição da eficácia no Controle dos Carrapatos. Sabe-se que o uso de Carrapaticidas tem sido o método mais comum desde a década de 50, causando contaminação da carne e do leite com resíduos químicos, contaminação do ambiente, e por fim, Resistência do Carrapato.

Assim, o uso de Acaricidas ou Carrapaticidas, com necessidade de mão-de-obra, alto custo, relatos de Resistência, poluição e presença de resíduos químicos tem sido substituído. Com isto, tem se intensificado a busca de métodos alternativos como: vacinas; cultivo de pastagens que dificulta a sobrevivência do Carrapato na fase de vida livre, além da seleção de animais resistentes; uso de fitoterápicos e homeopáticos.

No caso das vacinas para Combate ao Carrapato, deve-se realizar 3 aplicações de injeção, no intervalo de dois meses, com revacinações a cada seis meses. Com isto, seu custo é alto, demandando necessidade de mão-de-obra e gerando estresse nos animais. Este tipo de controle age quando os Carrapatos se alimentam de sangue Bovino, que no caso dos animais vacinados, apresentam no sangue uma substância que mata os Carrapatos ou prejudica a postura dos ovos pelas fêmeas ingurgitadas. Porém, somente com a vacina, não é possível Controlar a Infestação de Carrapatos no rebanho, sendo necessários o uso de outros produtos como os Carrapaticidas.

carrapato bovino
Infestação do Carrapato Boophilus microplus

Existem pastagens que auxiliam no Controle do Carrapato na fase de vida livre, como no caso de espécies forrageiras com características desfavoráveis à sobrevivência das larvas do Carrapato. Um exemplo é a gramínea forrageira capim-gordura impede que as larvas atinjam o hospedeiro, fato não atribuído ao capim-elefante, que é favorável à sobrevivência das larvas, o que também foi verificado, com o capim-braquiária. Assim, pode-se afirmar que tanto o capim-elefante, quanto o capim-braquiária, são espécies menos recomendadas para uso no controle biológico do Carrapato Bovino Boophilus microplus.

Já em relação a Seleção de animais resistentes ao Carrapato, sabe-se que o Gado europeu é menos resistente em relação ao Gado indiano, embora esta resistência também seja afetada por outros fatores como sexo, idade, nutrição e estação do ano. Alguns pesquisadores atribuem essa Resistência ao Carrapato nos zebuínos devido a maior presença de glândulas sebáceas na pele. Com isto, o Gado Zebu produziria odores que afastariam o Carrapato. Outros pesquisadores atribuem esta resistência ao fato do Gado indiano apresentar melhor imunidade aos Carrapatos, permitindo melhor defesa contra infestação, quando comparado ao Gado europeu.

Quanto a fitoterapia, diversas pesquisas têm sido realizadas ao uso de fitoterápicos no Controle do Carrapato em Bovinos, utilizando plantas com ação Carrapaticida, das quais se destaca a citronela, o Neem Indiano e o Cinamomo. Apesar da fitoterapia apresentar resultados no Controle do Carrapato pelo uso de fitoterápicos ainda faltam divulgação de resultados para que seu uso possa ser realizado com segurança, como informações em relação às concentrações e frequência de aplicações.

Por fim uma alternativa eficaz no Controle do Carrapato, que está ganhando destaque, é a Homeopatia com Medicamentos 100% Naturais. O uso de Homeopatia no Controle de Infestações de Carrapatos se dá pela interrupção do ciclo de vida deste Parasita e diversas vantagens podem ser destacadas em relação ao seu uso, como: fácil administração, sendo adicionado no sal mineral ou ração, sem necessidade de manejo; além da ausência de resíduos tóxicos e toxidez sob o animal e ao meio ambiente. Pesquisas a campo demonstram que o uso continuo da Homeopatia, reduz a necessidade dos produtos químicos, controlando de forma eficaz os Parasitas Bovinos como Carrapatos e Mosca-do-Chifre. Diversos produtos homeopáticos têm sido comercializados, com destaque ao Parasito H, que atua interrompendo o ciclo de reprodução do Carrapato, da Mosca-do-Chifre, Berne e Vermes, reduzindo a contaminação da pastagem; além de atuar sobre o organismo dos animais tratados, elevando a resistência e imunidade contra parasitas e diferentes infecções.

Dúvidas ou informações; favor entrar em Contato.

Saiba mais em: Carrapato Bovino e Mosca-do-Chifre: Problemas e Soluções no Controle e Prevenção.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Leal, A.T.; et al. Perspectivas para o controle do carrapato bovino.Acta sc. vet. Porto Alegre, RS. Vol. 31, n. 1 p. 1-11, 2003; 2) Furlong, J.; DE Oliveira S., R. Controle Estratégico de Carrapatos no Bovino de Leite: Uma Revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 1, n. 2, p. 44-72, 2007; 3) Gilmar, F. F. V. P. M.; et al. Óleo de citronela no controle do carrapato de bovinos. Ciência Rural, v. 38, n. 2, 2008.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal