Homeopatia e Pecuária

Carrapato-do-Boi ou Carrapato Bovino: alternativas em busca de seu Controle.

O Carrapato-do-Boi ou Carrapato Bovino, Boophilus microplus, é um ectoparasita importante no cenário da pecuária, por causar grandes prejuízos como queda da produtividade, depreciação do couro, estresse no animal infestado, transmissão de doenças e gastos com medicamentos em busca de seu controle, como no caso de Carrapaticidas.

carrapato boiO uso desses Carrapaticidas, sob forma de aspersão, pour on ou injetáveis, além de gerar gastos com o próprio produto e com mão de obra para sua aplicação, sua utilização, em muitos casos, resulta na presença de resíduos na carne, leite e ambiente; além do problema de resistência que o Carrapato vem adquirindo aos Carrapaticidas disponíveis no mercado. Com isto, o produtor aumenta a dose do produto e reduz o intervalo entre as aplicações, aumentando ainda mais o quadro de resistência.

A presença de resistência múltipla a diferentes tipos de Carrapaticidas tem sido cada vez mais comum, a ponto de não existir, atualmente, opção de moléculas com novo modo de ação disponível no mercado. Cada vez, esse problema de resistência tem se tornado comum, deixando claro a importância, de novas alternativas para auxiliar no Controle desse parasita.

Neste cenário, a busca por Controle Natural com Medicamentos 100% naturais, como no caso da Homeopatia vem ganhado espaço como uma das medidas de Controle das Infestações de Carrapato, além de melhorar a saúde e imunidade dos animais tratados.

Em muitos casos, seu uso deve ser associado com Carrapaticidas em casos severos de Infestações de Carrapato Bovino, no início de um tratamento, podendo reduzir até eliminar o uso de Carrapaticidas, mantendo somente o tratamento homeopático, como no caso de produtos como o Parasito H, um excelente Medicamento Homeopático que além de agir no Controle e Combate de Carrapatos Bovinos, atua Controlando e Prevenindo Mosca-do-Chifre, Berne e Verminoses.

CarrapatoO uso da Homeopatia ainda é uma novidade para muitos pecuaristas no Brasil, uma realidade diferente de países mais desenvolvidos, como no caso do Reino Unido, onde o uso da Homeopatia é uma das principais formas de tratamento da mastite em propriedades de leite orgânico. Este tipo de medicamento 100% Natural, apresenta baixo custo e não necessita de gastos com manejo, apresenta ganho com a redução do descarte do leite e carne dos animais tratados; além de melhorara a saúde dos animais tratados.

A busca por Produtos Naturais, sem resíduos tem apresentado elevado crescimento, em virtude de maiores cuidados, por parte do mercado consumidor, com a alimentação e meio ambiente. Uma consequência disto é o surgimento, cada vez mais significativo da produção orgânica, que têm atraído novos consumidores.

Isto demonstra a importância da busca por alternativas mais eficientes no Controle de parasitas, como o Carrapato Bovino, considerando a necessidade do desenvolvimento de uma pecuária mais lucrativa e sustentável.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: Figueiredo, A. Avaliação dos Efeitos de princípios Fitoterápicos e Homeopáticos no controle de Rhipicephalus (boophilus) microplus e comparação de técnicas para estimativa de eclosão de larvas in vitro. Mestrado – Unesp, Jaboticabal, 2017.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal