Homeopatia e Pecuária

Células Somáticas do Leite (CCS)

Células Somáticas do Leite (CCS) são células de defesa do organismo presentes no sangue que migram para a Glândula Mamária ou Úbere da Vaca. Essas células vão para locais que
CCSapresentam inflamação, ou seja, em situações onde bactérias contaminam o Úbere de uma Vaca, ocasionando um processo inflamatório, onde as células de defesa do sangue são transportadas para este local da infecção, no caso a Glândula Mamária, a fim de destruir as bactérias.

Assim, podemos afirmar que Células Somáticas do Leite (CCS) são, células de defesa encontradas na Glândula Mamária, que podem estar atuando no combate de alguma infecção, como no caso de Mamite ou Mastite Bovina. Nestas situações, pode-se observar um Aumento do número destas Células no Leite provavelmente indica a presença de uma Infecção no Úbere, como Mamite ou Mastite, que acaba por prejudicar tanto a quantidade de Leite produzido quanto a qualidade do mesmo.

Um aumento de Células Somáticas do Leite (CCS) pode ocasionar diversos prejuízos, como perdas significativas na produção, aumento indesejável de alguns componentes do leite (sódio, cloretos, proteínas do soro, etc) e um decréscimo (indesejável) de outros componentes (gordura, lactose, caseína, etc.). Com isto, a produção de derivados do leite, como queijos, leite em pó e produtos fermentados, é prejudicada; além da redução do tempo de prateleira (tempo de vida) da estocagem do Leite pasteurizado com alta CCS.

Diante desses problemas, surgiram algumas Normas de Produção Leiteira publicadas na Instrução Normativa n° 51 (2002), onde normas foram estabelecidas, a fim de melhorar a Qualidade do Leite Produzido e comercializado.

antigo Mamite H – hoje temos o Mamite Plus – com formula mais concentrada e ação melhor

Desta forma, sabendo que o aumento de CCS no Leite é um dos sinais de Inflamação da Glândula Mamária, que acaba por comprometer a Produção e Qualidade do Leite; a melhor maneira de evitar prejuízos neste cenário é a busca de medidas que possam Prevenir e Controlar Problemas na Glândula Mamária, em especial, Mamite ou Mastite Bovina; como no caso de práticas como o desprezo dos primeiros jatos de leite, lavagem dos utensílios de ordenha (latões, baldes, teteiras), cuidados na Dieta, além do uso de produtos que possam auxiliar na Prevenção e Controle de Infecções como Mamite ou Mastite Bovina, como no caso do Mamite Plus (antigo Mamite H), um Medicamento que ata na Prevenção, Tratamento e Cura da Mamite Bovina (Mastite Bovina), contribuindo para a Redução na Contagem de Células Somáticas do Leite (CCS); além de aumentar a Produção e Qualidade do Leite. Mamite Plus é um produto 100% Natural, sem Resíduos, livre de intoxicações e Carência Zero. além de apresentar resposta rápida e garantida, contribuindo na melhora da imunidade dos animais tratados.

Dúvidas ou informações, entre em Contato com Especializados no assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) cnpgl.embrapa.br; 2) Brito, J. R. F. Células somáticas no leite. Embrapa Gado de Leite/CNPq; 3) Vallin, V. M. et al. Melhoria da qualidade do leite a partir da implantação de boas práticas de higiene na ordenha em 19 municípios da região central do Paraná. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 30, n. 1, p. 181-188, jan./mar. 2009; 4) Imagem: iepec.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal