Homeopatia e Pecuária

Cinco Diferentes Problemas de Casco

Casco, tanto em Bovinos, quanto Ovinos, Caprinos e outros animais são vitais para a locomoção; sendo que qualquer  problema que possa acometer os Cascos, como Doenças, Afecções e Lesões no Casco compromete o Bem-Estar-Animal, a Saúde e Produção Animal, como um todo. Sendo assim, este texto tem por objetivo descrever algumas Doenças, Afecções ou Lesões de Casco, a fim de elucidar, de forma simples e direta, algumas doenças como:

Casco Saudável

1) Laminite: uma doença de origem multifatorial, com destaque na acidose ruminal, provocada pela ingestão de quantidade excessiva de carboidratos. Considerada a principal causa de Claudicação em bovinos leiteiros, a Laminite é caracterizada pela inflamação das lâminas do Casco, com alterações no tecido córneo, que leva a Claudicação, além de contribuir para outras deformações do Casco. Desta forma, a Laminite pode desencadear outras Lesões no Casco como Afecções da Sola e da Linha Branca.

2) Úlcera de Sola ou Pododermatite Circunscrita: é causada principalmente por fatores relacionados a falta de higiene e manejo nos rebanhos, que acabam por gerar  de condições de higiene precárias. Além de causar Claudicação, a Úlcera de Sola pode atuar como porta de entrada de microorganismos e predispor o animal às lesões podais infecciosas.

3) Doença da Linha Branca: Este termo “Doença da Linha Branca” é usado para descrever alterações nesta estrutura como: abscesso, separação, fissura, lesão, alargamento e hemorragia. Neste tipo de doença observa-se uma separação entre a parede e a sola do Casco, gerando uma infecção da Linha Branca por microorganismos dando origem à Doença da Linha Branca.

                       Gado confinado

4) Erosão de Talão: é uma doença associada a ambientes com excesso de umidade e matéria orgânica, comum em sistema de confinamento e semiconfinamento bovino. Esta Doença causa dor, redução do amortecimento do talão, alteração na distribuição de peso das unhas; favorecendo o aparecimento de outras Lesões no Casco. O controle desta lesão pode ser realizado através do Casqueamento preventivo e uso de banhos de Pedilúvio.

5) Dermatite Digital ou Verruga do Casco: é uma patologia de origem incerta, embora suspeita-se que seja de caráter multifatorial. Altamente contagiosa com aspectos ulcerativos e proliferativos, com lesões, de forma ovalada, semelhantes a verrugas; este tipo de lesão, mais conhecida por Dermatite Digital, ocorre em diferentes graus de apresentação clínica, sendo associado a fatores como o clima, tipo de solo, ou mesmo a resistência do animal. Lesões provocadas pela Dermatite Digital podem ser classificadas em três formas: hiperplásica, onde ocorre apenas uma hiperemia da pele; ulcerativa onde se observa formação de tecido de granulação vermelho, que lembra um morango, com odor desagradável; e por fim a forma proliferativa, onde ocorre formação de Verrugas com projeções filiformes, entre as quais se encontram pelos longos e eretos.

Estes tipos de Doenças demostram que existem diferentes fatores que predispõe a ocorrência de Lesões de Casco, como idade dos animais, estágio de lactação (vacas em estágio inicial de lactação, até 3 meses, apresentam mais lesões quando comparadas com vacas em estágio intermediário ou final de lactação); tipo de manejo, Produtividade do animal (alta produção de leite é um fator predisponente para as claudicações). Outros fatores são: mudanças bruscas na alimentação, traumatismos, elevada umidade e higiene precária nas instalações, presença de pisos irregulares e abrasivos, uso incorreto ou a não utilização do Pedilúvio e ausência de Casqueamento preventivo.

antigo Casco H – hoje temos o Casco Plus – com formula mais concentrada e ação melhor

Sendo assim, a Prevenção e Controle dos Problemas de Casco deve ser realizado através do controle dos fatores predisponentes escritos acima, além do uso de produtos específicos, como no caso do Medicamento Casco Plus (antigo Casco H), que além de auxiliar no tratamento e cura de Doenças de Casco, eleva a Saúde do Casco e estimula a formação de tecido córneo de boa qualidade; prevenindo contra Doenças de Casco nos animais tratados.

Entre em Contato para Maiores Informações ou esclarecimento de Dúvidas.

Para saber mais leia: Cascos Bovinos e suas Doenças.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Ollhoff ,R. D.; Ortolani, E. L. Comparação do crescimento e do desgaste do casco em bovinos taurinos e zebuínos. Ciência Rural, v. 31, n. 1, 2001; 2) Mendes, H. M. F. Lesões na junção derme-epiderme do casco de vacas de aptidão leiteira de descarte com e sem sinais clínicos de laminite. UFMG – Belo Horizonte – M.G., 2010; 3) De SOUZA, R. C.; et al. Aspectos histopatológicos da dermatite digital em vacas leiteiras. Ciência Animal Brasileira, v. 7, n. 4, p. 423-431, 2006; 4) Imagens: revistaplantar.com.br e beefpoint.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal