Homeopatia e Pecuária

Como tratar Intoxicação Bovina por Plantas?

Intoxicação por Plantas é a terceira maior causa da Mortalidade de Bovinos no Brasil, lembrando que os períodos em que mais ocorrem casos de Intoxicação Bovina por Plantas são nas épocas de secas, onde existem mais casos de Intoxicação devido a escassez de alimento. Porém, deve-se lembrar de que existem outros fatores além da fome, que podem levar o gado a ingerir determinadas Plantas Tóxicas, como no caso de sabor agradável.

Intoxicação Plus – Controle e        Prevenção de Intoxicações Bovinas

Os sintomas causados por Intoxicação é variável, dependendo de fatores que influenciam na toxicidade, como: tipo de Planta ingerida, quantidade de substância Tóxica absorvida, partes da Planta que foi ingerida, saúde do animal que ingeriu a Planta, entre outros. Neste contexto, dependendo dos fatores envolvidos na Intoxicação os sintomas podem variam desde sintomas leves até a morte de animais, onde existem uma enorme variação de prejuízos observados como: queda no índice de reprodução (abortos, infertilidade, malformações), diminuição da produtividade animal, queda da imunidade, entre outros.

Com isto, podemos afirmar que Intoxicação Bovina por Plantas é responsável por prejuízos na Pecuária com perdas diretas, descritas acima e indiretas que se referem aos gastos com limpeza de pastagens, a fim de retirar Plantas Tóxicas, manejo para evitar Intoxicações (cercas e pastoreio alternativo), gastos com tratamentos dos animais afetados, entre outros.

Desta forma trona-se importante algumas medidas como: reconhecimento da Planta Tóxica (isto se dá pela região, características da própria planta quando possível,  sinais clínicos e a sua evolução, etc); o que fazer no caso de Intoxicação Bovina (a maioria destas Intoxicações não apresentam tratamentos específicos, porém existem alguns produtos que podem auxiliar na recuperação e diminuição de sintomas, como no caso do Intoxicação Plus (antigo A Toxi H), um Medicamento Natural que age como Anti-Tóxico, além de melhorar a imunidade do animal. Este tipo de medicamento é indicado tanto para tratar casos de Intoxicações quanto para prevenir este tipo de problema.

Por fim, em casos de Intoxicações se recomenda como precaução a retirada dos animais do local onde está ocorrendo casos de suspeita de Intoxicação por Planta e a procura de especialistas, a fim de auxiliar na Prevenção e Controle deste tipo de Problema.

Para maiores informações, entre em Contato com um especialista da Expressão Animal.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal