Em Confinamento de Bovinos um dos principais problemas observados é um distúrbio comportamental, chamado Sodomia Bovina, em que um animal do mesmo sexo é montado por seus companheiros, causando ferimentos ou até mesmo a morte.
Uma pesquisa realizada por estudiosos comparou este comportamento entre Bovinos Confinados Castrados e Bovinos Inteiros, onde observou que os Animais Inteiros apresentaram maior número de montas do que os castrados, fator já conhecido.
O que é novidade é outro estudo, realizado a campo como uso de um medicamento que diminui a libido e agressividade entre os animais tratados. Nesta pesquisa, foi comparado o comportamento de Bovinos Castrados (sem o uso do medicamento) e Bovinos Inteiros (tratados com o medicamento) em confinamento; onde observou-se que os Animais Inteiros tratados apresentaram, em média, mesmo número de montas do que os animais castrados. Isto demonstra a eficácia deste medicamento no Controle de Sodomia Bovina, sem a necessidade de realizar a Castração Bovina.
Para saber mais, entre em Contato com Técnicos Especialistas.
Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.
Fonte: 1) Strazza, M. H. B.; et al. Comportamento de Sodomia entre Animais Inteiros e Castrados em Sistema de Confinamento; 2) Imagem: revistagloborural.globo.com