Homeopatia e Pecuária

Confinamento e Doenças Metabólicas de origem nutricional

Em sistemas de Confinamento de Gado é comum a presença de Doenças Metabólicas de origem nutricional devido principalmente da utilização de dietas com alto teor de concentrados (grãos); por apresentarem baixo custo, facilidade de manuseio, além da vantagem dos grãos apresentarem elevada eficiência alimentar permitindo reduzir o tempo de Confinamento. Porém, sabe-se que, a utilização de concentrados, em geral grãos, sem a devida adaptação e cuidados, podem causar Doenças Metabólicas; das quais iremos podemos destacar:

  • Acidose Láctica Ruminal (ALR): uma Doença Metabólica, causada pela ingestão exagerada, sem prévia adaptação de alimentos ricos em carboidratos, como os grãos. Esses alimentos, quando ingeridos pelos ruminantes, como os Bovinos, sofrem fermentação no rúmen, produzindo grande quantidade de ácido lático; provocando a Acidose Ruminal, que pode causar a morte nos animais acometidos.
  • Timpanismo: bastante observado em Confinamento, o Timpanismo também é causado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos altamente fermentáveis, em um curto espaço de tempo. Neste caso, se observa, a formação de ácidos graxos voláteis (A.G.V); queda do pH ruminal, salivação espumosa, distensão do rúmen, redução na ingestão de alimentos e, em casos extremos, a morte. A prevenção do Timpanismo consiste em evitar dietas com excesso de grãos e deficiente em fibras,  além de medidas como o uso de ionóforos (monensina, lasalocida) na ração de bovinos confinados que auxilia na redução da incidência desta doença.
  • Laminite: processo inflamatório dos Cascos, a Laminite, normalmente está associada a uma alimentação com altas proporções de concentrados e baixa qualidade e quantidade de fibras, sendo, portanto, mais comum em Confinamento, animais de exposição e gado leiteiro.

Essas Doenças Metabólicas podem e devem ser evitadas, com medidas simples e de baixo custo, reduzindo assim prejuízos ao produtor. Sendo assim, o produtor pode recorrer ao uso de produtos como o CONF MAIS H, um medicamento que eleva o Desempenho dos Animais Confinados, Garantindo Maior Ganho de Peso animal/dia, além de reduzir Doenças Metabólicas de origem nutricional como a Acidose Ruminal, o Timpanismo e Laminite.

Maiores Dúvidas ou informações, entre em Contato com Especialistas no Assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: 1) Gomes, R. da C; et al. Estratégias alimentares para gado de corte: suplementação a pasto, semiconfinamento e confinamento.   alice.cnptia.embrapa.br; 2) Maruta, C. A.; Ortolani, E. L. Susceptibilidade de bovinos das raças Jersey e Gir à acidose láctica ruminal: I – Variáveis ruminais e fecais. Ciência Rural, v. 32, n. 1, 2002; 3) Van Cleef, H. Eric et al. Distúrbios metabólicos por manejo alimentar inadequado em ruminantes: novos conceitos. Revista Colombiana de Ciência Animal, v. 1, n. 2, p. 319-341, 2009; 4) Imagem: primeirahora.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal