Homeopatia e Pecuária

Conforto Metabólico & Produção Animal

Estresse Térmico e Conforto MetabólicoEm sistemas de criação de Gado, sabe-se que o equilíbrio da temperatura no corpo do animal, garante o CONFORTO TÉRMICO, permitindo que o Bovino entre em Conforto Metabólicocondição funcional imprescindível para ser produtivo.

Neste contexto temos como fonte de calor, o calor exalado do metabolismo (lembrando que quanto mais produtivo o animal, maior o calor), além do calor presente em ambientes quentes. Sendo assim, nota-se que em situação de alta produção (ganho de peso ou lactação) o animal precisa perder calor corporal mais do que aquecer o corpo, caso contrário, entra em Estresse Calórico, levando a queda da produção.

Sendo assim, ao conseguir manter um estado de Conforto Térmico, aliado a uma boa alimentação, o Gado entra em Conforto Metabólico expressando ao máximo sua produtividade, eficiência reprodutiva; além de utilizar melhor o alimento. Porém, como estamos num país quente onde o calor ambiental pode levar um animal produtivo a uma insuficiente perda (dissipação) do calor corporal, fazendo-o entrar em Estresse Térmico e assim em sub produção, se torna imprescindível técnicas que dão suporte a esta situação garantindo o Conforto Térmico aos animais, que juntamente com boa alimentação faz o animal adentrar em estado de Conforto Metabólico, onde se consegue maximizar a produção animal.

Com isto, em ambientes quentes e com alta incidência de radiação solar, torna-se importante medidas, como a existência de sombras, EQUALIZADORassim como o uso de medicamentos que auxiliam na redução do calor interno dos animais por induzir a produção de energia necessária dissipando menos calor no processo, aquecendo menos o corpo dos mesmos.; como no caso do Equalizador, intitulado “Uma dádiva para os trópicos”, pois reduz o aquecimento corporal, facilitando a termorregulação; permitindo que os animais tratados dispensem um alto nível de energia para às funções produtivas.

Por isto, o uso do Equalizador, um medicamento natural, tem sido tão indicado, por elevar a capacidade de regulação da temperatura corporal do animal tratado, diminuindo estresses causados por calor, tão comum na nossa pecuária tropical.

Para saber mais, entre em Contato com Técnicos Especialistas.
Direitos reservados: Texto exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Fonte: Malafaia, P.; et al. Distúrbios comportamentais em ruminantes não associados a doenças: origem, significado e importância. Pesq. Vet. Bras. 31(9):781-790, set, 2011; 2) imagem: revistagloborural.globo.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal