Homeopatia e Pecuária

Controle de Mosca-do-Chifre e Carrapato Bovino: uma conversa direta com o Pecuarista

Criadores de Gado de Corte e Leite enfrentam diariamente problemas com parasitas Bovinos, que são responsáveis por grande prejuízo na pecuária. Neste contexto, se destacam tanto o Carrapato Bovino quanto a Mosca-do-Chifre, ambos parasitas que se alimentam do sangue de Bovinos, causando estresse no Gado, além de prejudicar o couro e rendimento do animal infestado.

mosca-carrapato-bovino-controleMuitos produtos, remédios e medicamentos entram neste cenário, prometendo Controle e Prevenção desses Parasitas, o que acaba por tornar a escolha do melhor produto, ou melhor opção, uma tarefa difícil e se realizar. Isto acaba-se agravando com problemas decorrentes como no caso de Resistências desses Parasitas aos mais diferentes inseticidas, carrapaticidas, entre outros.

Muitos fatores podem ser responsáveis pelo insucesso do Controle desses parasitas, o que torna importante o conhecimento sobre este assunto, a fim de evitar possíveis problemas, que podem ser evitados, no Combate tanto da Mosca-do-Chifre, quanto do Carrapato Bovino.

Primeiro é importante saber sobre o comportamento desses parasitas, que embora possa parasitar diferentes hospedeiros, tanto a Mosca-do-Chifre quanto o Carrapato Bovino preferem os bovinos. Em ambos os casos, as fêmeas, após fecundação, botam seus ovos no solo, ou seja, na pastagem, de onde irão eclodir em larvas.

No caso da Mosca-do-chifre, as larvas se transformam em pupas, que se alimentam nas fezes dos bovinos e depois de 4 a 8 dias já se tornam Moscas adultas. Já no caso do Carrapato Bovino, essas larvas que eclodiram dos ovos, conhecidas como “micuins”, são o estágio jovem, que após se alimentarem, passam para um estágio intermediário, e por fim, chegam a fase adulta. Neste caso, o Carrapato macho é pequeno e praticamente não aumenta de tamanho quando se alimenta; diferente do Carrapato fêmea, que “engorda” durante a cópula, onde são chamadas de “mamonas” ou “jabuticabas” pelo tamanho.

Observa-se que grande número desses Parasitas se encontra nas Pastagens, o que torna a aplicação na forma de banho por aspersão ou do “pour on, pouco eficaz. Muitos pecuaristas conhecem os principais métodos disponíveis; como a aspersão, injetável e “pour on”; porém tecnologias tem permitido um método de Controle e Prevenção de Infestações desses Parasitas Bovinos, como os Carrapato e a Mosca, sem a necessidade de manejo. Isto ocorre por exemplo, quando se usa o medicamento Parasito H, um produto 100% Natural, que apresenta fácil uso e excelente resposta. Neste caso, o Produto Parasito H, é misturado diretamente no Sal Mineral, ou outro suplemento alimentar, tratando ao mesmo tempo em que o animal se alimenta.

Assim, é possível obter um Controle sem a necessidade de mão-de-obra; além de não apresentar risco de resistência ou resíduos tóxicos.

Por fim, este tipo de medicamento, possui a vantagem de não causar problemas de resistência, agindo de forma natural e eficaz no Controle de parasitas como Mosca-do-Chifre, Carrapato Bovino, Berne e verminoses.

Dúvidas ou informações, a respeito deste produto ou outros, favor entrar em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Imagem: icb.usp.br; revistagloborural.globo.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal