Homeopatia e Pecuária

Controle de Vermes Bovinos Sem Resistência

Verminose Bovina é uma doença comum em rebanhos e é causada por Vermes que vivem no trato gastrintestinal, como o Haemonchus sp ou nos pulmões dos bovinos, como o Verme Dictiocaulus viviparus.

VERMINOSES BOVINASabe-se que as Verminoses Bovinas quando presentes no rebanho podem não apresentar sintomas visíveis, permanecendo anos no rebanho, sem ser notada de fato. Porém, mesmo assim, os prejuízos ocorrem, levando a queda da produtividade, com redução do ganho de peso e da produção de leite, além da queda da saúde no Gado. Essa resposta do hospedeiro, no caso o Bovino, ao parasita, que no caso é o Verme está relacionada com a saúde do animal, sua idade, alimentação, fase em que se encontra (lactação, gestação) entre outros fatores; sendo que a baixa imunidade e saúde dos animais é um dos fatores que em geral, geram maior susceptividade ao parasitismo.

Diante do prejuízo causado pelas Verminoses, torna-se vantajoso o Controle desses Vermes, que, em geral é realizado através da Vermifugação; com a aplicação de Vermífugos, que por ter sido muito utilizado, tem levado ao surgimento de Resistência. Neste contexto, estudos destacam a Ivermectina e Doramectina, que devido ao baixo preço tem sido utilizada de forma intensiva nos rebanhos bovinos, gerando aumento de Resistência de Vermes importantes como Cooperia e Haemonchus sp; proporcionando cada vez mais, dificuldade no Combate as Verminoses nos Rebanhos.

Outros produtos químicos utilizados para combater às Verminoses em Bovinos são os benzimidazóis e pró-benzimidazóis, além das tetrahidropimidinas e milbemicinas, que também podem causar Resistência. Neste caso, muitos especialistas indicam a escolha de diferentes princípio ativo para o Controle preventivo da Verminose, a fim de serem trocados uma vez por ano, para retardar o aparecimento da Resistência. Além disso, o produtor deve ter cuidado com a toxicidade desses Vermífugos e o período de carência, sem contar com o estresse causado no gado, geração de resíduos e gasto com mão de obra para a realização da Vermifugação.

Neste cenário, uma maneira de evitar a Resistência e os problemas causados com o uso desses produtos químicos é o uso de produtos alternativos, que não apresentam toxidade, como os Medicamentos Homeopáticos específicos, como no caso do Verm Plus, um antiparasitário natural, que atua eliminando Vermes Bovinos; atuando também na melhor a da Saúde e Imunidade do animal tratado, elevando índices de produção animal.

O Controle e Tratamento  realizado com o Medicamento Verm Plus elimina os Vermes presentes nos animais e diminui a contaminação das pastagens por larvas. Por fim, deve-se destacar que Verm Plus é isento de resíduos tóxicos, sendo um Produto 100% Natural, sem a necessidade de Período de Carência, além de ser um produto de fácil utilização, que não necessita de manejo; pois é misturado diretamente no trato alimentar.

Duvidas ou maiores informações, entre em Contato com Equipe Técnica Especializada.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

 Fontes: 1) Aranha, A. A. E. de S. Resistência de Cooperia spp. e Haemonchus spp. às avermectinas em bovinos de corte. Arq. Bras. Med, v. 57, n. 2, p. 186-190, 2005; 2) Azevêdo, D. M. M. R.; et al. Principais ecto e endoparasitas que acometem bovinos leiteiros no Brasil: uma revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 2, n. 1, p. 43-55, 2008; 3) Imagem: ruralcentro.uol.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal