Bovinos Inteiros apresentam melhor Conversão Alimentar devido a testosterona (hormônio masculino) que estimula a síntese de proteína, com baixo gasto de energia. Assim, ocorre transformação de “menos” alimento em “mais” Peso e em maior velocidade maior, quando comparado aos animais Castrados, que possuem um metabolismo com alta deposição de gorduras (altamente exigente em energia).
Isto é muito importante nas Fazendas; e mais ainda nos sistemas de Confinamento, onde a alimentação representa mais de 70% do custo desse processo. Porém, existe a desvantagem de que se o gado inteiro se não for abatido novo (precoce) este irá apresentar carne mais dura e sem cobertura de gordura; pontos que hoje com uso de tecnologia adequada se supera facilmente, o que torna a exploração dos Animais Inteiro muito mais lucrativo.
Com o auxilio de produtos e uso de técnicas é possível produzir gado para abate precoce. Além disso, elevar ainda mais esta eficiência com o auxilio de produtos, como no caso do Conf Mais H; e Sodomia H, que elevam o desempenho dos Animais Confinados e os adaptam ao manejo com convívio intenso, proporcionando Maior Ganho de Peso animal/dia, com carcaça melhorada.
Para saber mais, entre em Contato Agora com Técnicos.
Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.
Fonte: 1) Restle, J.,et al. Desempenho na fase de crescimento de machos bovinos inteiros ou castrados de diferentes grupos genéticos. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 29, n. 4, p., 2000; 2) Imagem: g1.globo.com