02/09/2021
Um dos problemas observados em Bovinos Confinados é a Acidose Láctica.
Acidose Láctica é uma doença metabólica, neste contexto, ocasionada pela ingestão, em excesso de grãos ou outros alimentos fermentáveis, podendo causar perda do apetite, depressão e morte.
Conhecida também por indigestão aguda do rúmen ou por carboidratos, esta enfermidade acontece em situações onde:
Este quadro metabólico de Acidose Láctica em Bovinos pode desencadear rumenite e laminite, além de abcessos hepáticos e sintomas até 24 horas após a ingestão do alimento,.
Esses sintomas podem ser cólica, parada da ruminação e aumento da frequência respiratória. Diarreia e timpanismo também podem ocorrer, sendo que nos casos mais severos, ocorre morte dos animais.
O diagnóstico de Acidose Láctica se baseia observação dos sintomas, associados a um histórico de alimentação com grandes quantidades de grãos ou outros alimentos facilmente fermentáveis.
Neste contexto, as medidas a serem tomadas se referem à evacuação da ingesta e correção da desidratação e da acidose.
Por fim; A Prevenção consiste no uso de produtos que atuam no metabolismo bacteriano do rúmen (produtos com monesina sódica e outros ionóforos ou antibióticos afins).
Mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.
Fonte: Brandini, J.C, Doenças em bovinos confinados. Campo Grande: Embrapa, 1996, 62p. Doc. 65.
Leia também: Doenças de Bovinos Confinados Parte 1: Laminite, Claudicação e deformidade do Casco (clicando aqui).