Homeopatia e Pecuária

Doenças de Bovinos Confinados Parte 2: ACIDOSE LÁCTICA

calbos.com.br tudo-que-voce-nao-sabia-sobre-tristeza-parasitaria-bovinaAnimais confinados podem apresentar Acidose Láctica, uma doença metabólica, ocasionada pela ingestão, em excesso, de grãos ou outros alimentos fermentáveis, podendo causar perda do apetite, depressão e morte.

 Conhecida também por indigestão aguda do rúmen ou por carboidratos, esta enfermidade acontece em situações onde há bruscas mudanças do regime alimentar (como fase inicial de engorda); onde há alteração da microflora presente no rúmen, com produção, em grandes quantidades, de Ácido Láctico. Este quadro metabólico pode desencadear rumenite e laminite, além de abcessos hepáticos e sintomas até 24 horas após a ingestão do alimento, de cólica, parada da ruminação e aumento da frequência respiratória. Diarreia e timpanismo também podem ocorrer, sendo que nos casos mais severos, ocorre morte dos animais.

O diagnóstico se baseia observação dos sintomas, associados a um histórico de alimentação com grandes quantidades de grãos ou outros alimentos facilmente fermentáveis. Neste contexto, as medidas a serem tomadas se referem à evacuação da ingesta e correção da desidratação e da acidose. Por fim; A Prevenção consiste no uso de produtos que atuam no metabolismo bacteriano do rúmen (produtos com monesina sódica e outros ionóforos ou antibióticos afins).

Mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Fonte: 1) Brandini, J.C, Doenças em bovinos confinados. Campo Grande: Embrapa, 1996, 62p. Doc. 65; 2) Imagem: calbos.com.br

Leia também: Doenças de Bovinos Confinados Parte 1: Laminite, Claudicação e deformidade do Casco (clicando aqui).

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal