Homeopatia e Pecuária

Doenças de Casco: Parte 1 (Dermatite Digital e Interdigital)

Dermatite Digital Bovina

Dermatite Digital Bovina é uma das principais causa de claudicação em Bovinos de Leite, por isto iremos tratar deste tipo de Doença de Casco através de tópicos  a fim de auxiliar e esclarecer duvidas a cerca deste assunto.

 

01) O que é Dermatite Digital Bovina?

Dermatite Digital Bovina, também chamada de Papilomatose Interdigital,  verruga do talão, doença de Mortellaro ou calcanhar em amora, é uma doença comum em gado leiteiro, caracterizada pela inflamação no Casco de caráter superficial e contagiosa, localizada entre os talões. A Dermatite Interdigital em Bovinos também pode ser definida como uma inflamação no Casco de origem bacteriana.

 

02) O que causa Dermatite Digital Bovina?

Considerada uma doença com causa ainda não é totalmente descrita, pode-se dizer que a Dermatite Digital em Bovinos é causada por bactérias, geralmente presentes em solo úmido. Bactérias do gênero
Treponema são as mais prevalentes (Treponema phagedenis, Treponema refringensTreponema pedis, etc), porém outras bactérias também foram identificadas nas lesões de Dermatite Interdigital em Bovinos, como os gêneros D. nodosus, Bacteroides spp., Campylobacter spp., Fusobacterium, entre outras.

 

03) Em que condições ocorrem maiores casos de Dermatite Digital Bovina?

Por ser uma inflamação de origem bacteriana, na qual essas bactérias geralmente são encontradas em solo úmido, sabe-se que fatores como umidade, sujeira, calor excessivo, fezes e urina favorecem a contaminação deste tipo de enfermidade no rebanho.

 

04) Quais os sintomas clinicos da Dermatite Digital Bovina?

A Dermatite Digital Bovina é uma doenças do sistema locomotor de bovinos com lesões pouco significativas na determinação de manqueiras, causando pouca claudicação. Porém mesmo assim, a Dermatite Digital Bovina pode ser extremamente dolorosa, podendo fazer com que o animal passe a pisar nas pinças dos cascos.

Pode-se dizer que a dificuldade de locomoção e um dos primeiros sinais clássicos, além de odor fético e dor ao toque. Em casos mais graves observam-se hiperplasia interdigital (calo ou fibroma) nos cascos.

Alguns estudos classificam as lesões provocadas pela Dermatite Digital Bovina em 4 tipos, que pode evoluir, conforme o descrito a seguir: 1) lesão ulcerativa em estágio inicial (sem dor); 2) fase ulcerativa clássica com dor; 3) fase de cura com uma lesão coberta por uma crosta e 4) fase crônica caracterizada por hiperqueratose ou proliferação de superfície que geralmente não é dolorosa.

 

05) Quais os prejuizos causados pela Dermatite Digital Bovina?

Mesmo que a Dermatite Digital em Bovinos seja superficial, esta inflamação é responsável por prejuizos na pecuária, com destaque para a pecuária de leite. Animais acometidos por este tipo de Problema de Casco sofrem redução na Produção Animal, queda na produção de leite e preda de peso, descarte prematuro de animais acometidos, queda na fertilidade e gastos com tratamentos.

 

06) Existem tratamento para casos de Dermatite Digital Bovina?

O tratamento desta enfermidade deve ser tópico, com limpeza no local e remoção dos tecidos necróticos, além da aplicação de anti-sépticos especificos para este tipo de  infecção. Em seguida, deve-se cobrir com bandagem o local do edema. Em casos mais graves, recomenda-se remoção cirurgia da hiperplasia interdigital.  Deve-se estar atento para o isolamento de animais infectados em ambiente limpo e adequado; a fim de evitar possíveis contaminações em outros animais.

 

07) Como prevenir a Dermatite Digital Bovina? 

Medidas como uso de pedilúvio, casqueamento preventivo, higienização nas instalações com ambiente limpo, seco, arejado e manejo adequado auxiliam na Prevenção deste tipo de enfermidade nos Cascos. Além disto o produtor pode recorrer ao uso de medicamentos que auxiliam no Tratamento e Prevenção dos mais diferentes tipos de Problemas de Cascos, como no caso do medicamento Casco Plus.

Produto 100% Natural indicado para Problemas de Casco em Bovinos, Caprinos e Ovinos, Casco Plus auxilia na prevenção, tratando e cura de Problemas de Casco como Manqueira, Podridão dos Cascos, Casco Podre, Laminite, Pododermatite Bovina, Pododermatite, Gabarro, Frieira, Broca,  Lesões Podais, entre outros Problemas de Casco em Bovinos, Caprinos e Ovinos.

Casco Plus

Mais informações sobre Casco Plus, entre em Contato com Equipe Especializada.

 

Leia mais em: Doenças de Casco: Parte 2 (Erosão de Talão)

Fontes:1) Plautz, G. R. Podologia Bovina. Monografia. Univ. do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – R.S., 2013.; 2) Andrade L. S. DE, Dermatite digital bovina: etiologia, reservatórios e rotas de transmissão. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais - 2017, 3) Moreira, T. F., et al. Dermatite digital bovina: etiologia e rotas de transmissão. Revista Acadêmica Ciência Animal, v. 16, p. 1 - 11, dez. 2018; 4) imagem: https://univitta.net/blog/dermatite-digital-em-bovinos

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal