Homeopatia e Pecuária

ERVA DE RATO: uma planta toxica conhecida na pecuária

erva-de-rato
Erva-de-Rato ou Cafezinho

Erva-de-Rato ou Cafezinho é uma das Plantas Tóxicas responsável pelo prejuízo econômico na pecuária em decorrência a Intoxicação Bovina. Esta planta, chamada de Palicourea marcravii também é conhecida como “Café Bravo”, “Roxa”, “Roxinha”, “Roxona” e “Vick”.

ERVA DE RATO OU ROXINHA
                  Arbusto

Encontrada em todo país, exceto na região sul e no estado do Mato Grosso do Sul; esta Planta Tóxica apresenta característica arbustiva, ereta, muito ramificada, com flores rosadas e roxas, daí o nome “Roxinha” e “Roxona” ; além de apresentar ramos das inflorescências avermelhadas, dando ao conjunto colorido geral vermelho.  O fruto desta Planta é parecido com o do Café, o que justifica o nome de Cafezinho.

Já o nome “Erva de Rato” descreve a ação tóxica dos frutos desta planta, utilizada para matar ratos, misturando-os com azeite e outros alimentos depois de bem triturados. Como se verifica, as partes tóxicas desta planta são, principalmente, os frutos e também as folhas.

 As condições em que ocorrem Intoxicações por ingestão de Plantas Tóxicas se dá principalmente pela fome, porém, as plantas mais perigosas são aquelas que o animal ingere por preferência. É o caso de Palicourea marcravii, que é ingerida sempre que os animais têm acesso a ela. Isto ocorre devido ao fato desta Planta possuir boa palatabilidade, ou seja, gosto agradável, o que explica a ingestão por parte dos bovinos em qualquer época do ano, mesmo na presença de forragem em abundância.

 Os sintomas de Intoxicação pela Planta Cafezinho nos Bovinos, iniciam-se poucas horas após ser completada a ingestão da dose letal, consistindo em queda repentina do animal ao chão, morrendo em poucos minutos. Às vezes o animal mostra, antes de cair, desequilíbrio, tremores musculares e respiração ofegante.

     Frutos da Erva de Rato

 O método profilático conhecido para se evitar casos de Intoxicações por este tio de Planta consiste em: cercar bem as áreas infestadas, matas e capoeiras onde existir a Planta ou erradicar a mesma dos locais a qual o gado tem acesso. Neste caso, é importante o cuidado com pastos recém-formados, inspecionando-os e arrancando a Erva de Rato, além de utilizar herbicidas antes de colocar os animais no pasto.

REMÉDIO PARA INTOXICAÇÃO BOVINA CAPRINA E OVINA
antigo A Toxi H – hoje temos o Intoxicação Plus – com formula mais concentrada e ação melhor

Outro método que auxilia na Prevenção e Tratamento de Intoxicação de Bovinos por Plantas é o uso do Medicamento anti-tóxico, Intoxicação Plus (antigo A Toxi H), que atua de forma rápida e eficaz contra as Intoxicações Bovinas, além de atuar em Caprinos e Ovinos. Produto 100% Natural, sem resíduos tóxicos, indicados para todas as fases dos animais, sem contra indicação.

Dúvidas, entre em Contato com Técnico Especialista.

Leia também: Morte Súbita: Plantas Tóxicas e Bovinos Parte 1- Cafezinho e Erva-de-Rato

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Coalho. M. R.; et al.  Efeitos da Intoxicação da Erva de Rato (Palicourea marcravii) em Bovinos a Pasto; 2) flickr.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal