Homeopatia e Pecuária

Exposição e Estresse em Ovinos

Ovinos são animais que vivem em grupos, considerados dóceis e sensíveis a situações causadoras de  Estresse, como no caso de feiras e exposições, comuns no ramo da Ovinocultura. Neste contexto,  é comum observar animais que demonstram medo, ansiedade e frustração; através de comportamentos “estranhos” que  fornecem uma boa indicação de Estresse nesses animais. Outro ponto a ser observado é o aumento da incidência de doenças, decorrente da baixa imunidade (queda de resistência) e diminuição da Produção Animal, reduzindo o lucro dos produtores de Ovinos.

O Estresse é considerado um fator importante no desenvolvimento de doenças e queda na Produção Animal, refletindo em baixo desempenho produtivo, com queda na produção de carne, de Leite e de Lã. Neste contexto, Feiras e Exposições de Ovinos são consideradas situações geradoras de Estresse, onde os Ovinos são submetidos a atividades que englobam embarque, transporte e desembarque, além da mudança na dieta e no ambiente. Com isto, observa-se grande numero de óbitos de animais, durante Exposições agropecuárias, onde a espécie de Ovinos é a mais afetada.

Com isto, na tentativa de evitar perdas, diversas medidas são apresentadas, a fim de minimizar o Estresse e proporcionar melhores condições para os Ovinos, como no caso de cuidados na higiene e alimentação, além de instalações com luz, ventilação e temperatura adequadas, sendo estes últimos (ventilação e temperatura), um dos principais fatores causador de Estresse, o que demonstra a importância do uso de exaustores, ventiladores e umidificadores de ar nos galpões, oferendo assim, maior conforto térmico aos animais; reduzindo assim os efeitos do Estresse nos Ovinos em situações como Feiras e Exposições.

                               Saúde Plus

Outra medida de extrema importância, que auxilia na diminuição das perdas geradas por situações de Estresse nos Ovinos, é o uso de produtos que auxiliam na melhora da capacidade do próprio animal em superar situações de Estresse, devido ao aumento do Conforto Metabólico e Resistência ao Estresse Fisiológico. Neste contexto, podemos citar o uso do medicamento Saúde Plus (antigo Saúde H), como um grande auxiliador na busca de resultados que visam potencializar a Resistência ao Estresse Fisiológico e Conforto dos animais submetidos as mais diversas situações de Estresse, como no caso dos  Ovinos em Feiras e Exposições.

Maiores informações, entre em Contato com Equipe Técnica Especializada no assunto.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Lehugeur, C. M. Bem-estar em ovinos no Rio Grande do Sul: Termografia na avaliação de podridão dos cascos e estresse por calor. Dissertação apresentada em Ciências Veterinárias na área de bem estar animal. Porto Alegre – R.S. 2012; 2) Imagem: revistagloborural.globo.com

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal