Homeopatia e Pecuária

Fertilidade em rebanhos de corte: como elevar?

Fertilidade em rebanhos de corte: como elevar?

 

 

 

O principal objetivo deste artigo é auxiliar o produtor na seguinte questão:

"Como elevar a fertilidade em rebanhos de corte?" ou melhor "Como elevar o desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho de cria?"

Neste cenário torna-se importante entender quais elementos são relevantes no desempenho produtivo e reprodutivo dos animais em questão.

Assim, deve-se entender quais fatores determinam o lucro ou o prejuízo em um sistema de cria.

 

Fale Conosco

Quais fatores definem a eficiência reprodutiva (ER) de um rebanho?

Os fatores que podemos destacar são: a relação entre o número de bezerros desmamados por ano e o número de fêmeas em idade de reprodução.

Sendo assim, pode-se entender a importância da capacidade de emprenhar as vacas em tempo hábil. E neste caso, a taxa de prenhes é fundamental.

A definição de Taxa de prenhes pode ser descrita como uma medida que avalia a velocidade na qual se consegue emprenhar as vacas dentro de um rebanho leiteiro.

Medidas que podem definir a eficiência reprodutiva (ER) de um rebanho

Podemos entender que: "quanto maior o índice de Taxa de prenhes, maior a eficiência reprodutiva na fazenda"!

Além da Taxa de prenhes outra medida importante para analisar a eficiência reprodutiva de um rebanho é a Taxa de concepção!

Taxa de Concepção nada mais é do que a porcentagem de prenhes em relação ao total de vacas inseminadas.

Desta forma, podemos citar duas medidas que podem definir a eficiência reprodutiva de um rebanho (ER), que são:

  • Taxa de prenhes
  • Taxa de concepção

Assim, podemos afirmar que uma forma de elevar a eficiência reprodutiva de um rebanho é elevar tanto a Taxa de prenhes, quanto a Taxa de concepção, dos animais envolvidos.

Mas como é possivel elevar a taxa de fertilidade em rebanhos de corte

Para elevar a Taxa de prenhes algumas medidas podem ser tomadas como:

Utilizar novilhas com trato reprodutivo desenvolvido; reduzir os intervalos de parto, detectar corretamente o cio, respeitar o período de espera que as vacas necessitam após o parto, para retornar à produção (período de espera voluntário), garantir boa qualidade do sêmen bovino, entre outras condutas.

Já no caso de Taxa de concepção o produtor deve se atentar a: Qualidade da mão de obra envolvida no processo, dieta dos animais, sanidade do rebanho e Seleção genética.

Por fim, além destas medidas descritas acima, afim de elevar a eficiência reprodutiva de um rebanho devemos destacar a utilização de medicamentos, como no caso do Fertil Plus, que eleva a Fertilidade e Eficiência Reprodutiva Bovina; de forma segura e eficaz.

Nota-se que com o uso de Fertil Plus observa-se um aumento da ocorrência de Cios Férteis e melhora no Índice de IATF, além de melhora no sucesso na estação de Monta.

Por fim, Fertil Plusé um excelente medicamento Cadastrado e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Clique aqui para saber mais informações sobre Fértil Plus!

 

Fontes:

01) Como medir a eficiência reprodutiva de um rebanho. Revista agropecuária. Disponível em: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2022/08/10/como-medir-a-eficiencia-reprodutiva-de-um-rebanho/; 

2) Valle, E.R.do; et al. Estratégias para aumento da eficiência reprodutiva e produtiva em bovinos de corte. Campo Grande: Embrapa-CNPGC, 1998. 80p. Doc. 71.

Fale com a Expressão Animal e aumente a fertilidade do seu rebanho de corte

Nossa equipe entrará em contato para iniciar o processo de cadastro. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal