Homeopatia e Pecuária

Ingestão de Planta em Bovinos e Intoxicação por Samambaia.

Mortalidade de animais de produção, em especial Bovinos, por Ingestão de Plantas Tóxicas no Brasil tem gerado prejuízos aos produtores de animis. Além das mortalidades, ocorrem perdas por queda na produtividade, perdas reprodutivas, entre outras.

Neste cenário, surtos de Intoxicação por Pteridium aquilinum é um problema comumente relatado; principalmente por sua ampla distribuição (encontrada praticamente em todo o Brasil), sendo responsável por casos de Intoxicações em Bovinos, com destaque para o Estado do Paraná, por ser considerada a principal planta tóxica nesta região.

Fig.01) Samambaia Verdadeira (Pteridium aquilinum)

Conhecida popularmente por Samambaia Verdadeira, a Pteridium aquilinum, também é chamada por Samambaia das Queimadas, Samambaia do Campo ou Pluma. Esta Planta daninha, com cerca de 50 a 180cm de altura, é uma planta invasora, presente principalmente em solos ácidos, arenosos e com baixa fertilidade.

Todas as partes da Samambaia são tóxicas e apesar desta Planta não apresentar sabor agradável, ela acaba sendo ingerida, principalmente pelos bovinos devido a fatores como seca, geadas, queimadas e super-pastoreio.

A Samambaia Verdadeira ou Samambaia do Campo possui alta toxidez, com mortalidade em aproximadamente todos os casos de ingestão. Sinais clínicos de intoxicação incluem febre, apatia, andar cambaleante, salivação, sangramento na gengiva, fezes fétidas, enegrecidas e com sangue, entre outros. Por fim, observa-se decúbito esternal e morte dos animais, em até dois dias após a observação dos primeiros sinais clínicos. Nota-se que casos de recuperação são raros.

O diagnóstico ê importante, além da análise do ambiente; a fim de detectar a presença da Samambaia nas pastagens. Isto porque os sintomas de Intoxicações por este tipo de Planta, pode ser confundido com outros tipos de problemas nos Bovinos.

Por fim, em regiões onde se detectam a presença deste tipo de Planta nas pastagens, ou outras Plantas Tóxicas; é de extrema importância a busca de medidas preventivas; a fim de evitar perdas por Intoxicações em Bovinos.

Fig.02) Intoxicação Plus: Controla e Previne Intoxicações por Plantas como a Samambaia e outras.

Assim, torna-se necessário a limpeza de pastagens, quando possível e o uso de produtos que possam auxiliar na prevenção deste tipo de Intoxicação; como no caso do produto Intoxicação Plus, um produto 100% Natural, com excelente Controle e Prevenção de Intoxicações por Plantas e outros tipos.

Para mais informações, entre em Contato.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) Polack, E. W. Toxicidade da Pteridium aquilinum (L.) Kuhn no Estado do Paraná: Estudo Epidemiológico e Anátomo-Patológico e Utilização da Técnica de Peroxidase-Antiperoxidase na Pesquisa do Papilomavírus em Lesões Atribuídas à Ingestão da Planta em Bovinos. Univ. Federal do Paraná.Tese para obtenção do título de Mestre em Ciências Veterinárias. Curitiba, 1990. 2) Anjos, B. L. et al. Intoxicação aguda por samambaia (Pteridium aquilinum) em bovinos na Região Central do Rio Grande do Sul. Pesq. Vet. Bras., R. J., v. 28, n. 10, p. 501-507, out, 2008. 3) figura 01) https://universodasflores.wordpress.com/2013/10/14/pteridium-aquilinum/

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal