Homeopatia e Pecuária

Intoxicação Bovina, o que é e quais seus impactos?

Intoxicações são um conjunto de sinais ou sintomas tóxicos observados, no caso, em Bovinos, após esses animais entrarem em contato com determinada substância química, apresentam um desequilíbrio orgânico ou estado patológico resultante da exposição a esta substância.

Neste contexto, a substância responsável por causar Intoxicação pode ser Plantas ou Ervas Tóxicas, animais peçonhentos ou venenosos, agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso industrial, entre outros.

Tipos mais comuns de Intoxicações Bovina

Como dito anteriormente, diversas substâncias podem causar diferentes tipos de Intoxicações; porém existem os alguns tipos de Intoxicações em Bovinos que ocorrem com maior frequência; como no caso de: Intoxicação Bovina causada por ingestão de Ervas ou Plantas Tóxicas; Intoxicação Medicamentosa em Bovinos, Intoxicação por ingestão de milho, Intoxicação por Ureia ou Amônia, entre outros.

Nem sempre as causas por Intoxicações são apresentadas de forma clara. Nos casos de Intoxicação por Ervas, conforme o próprio nome já diz, é causada pela Ingestão de Ervas ou Plantas Tóxicas, porém, existem dezenas de Plantas Tóxicas que podem causar Intoxicações. Assim, torna-se necessário um “estudo” do local onde-se encontram os animais intoxicados, a fim de identificar as possíveis Plantas Tóxicas presentes, além da observação dos sinais clínicos dos animais intoxicados; a fim de identificar que Planta ou Erva responsável, neste caso, pelos casos de Intoxicações.

Intoxicações Bovina e Prejuízos

Intoxicação Bovina causa prejuízos para os produtores de animais, devido a perdas indiretas, como queda na produção animal, aumento no índice de abortos, além de perdas diretas como morte de animais, como no caso de Morte Súbita devido a ingestão de Plantas Tóxicas, como o Cafezinho ou Erva-de-Rato, entre outros.

Assim, é importante, que o produtor saiba avaliar, por exemplo, a pastagem que se encontra seus animais, observando a presença de possíveis Plantas Tóxicas, a fim de buscar meios de Prevenção para possíveis Intoxicações

Mas é possível evitar Intoxicações em Bovinos?

Evitar 100% não, porém é possível reduzir muitos casos de Intoxicações, reduzindo os prejuízos e prevenindo muitas vezes perdas com diferentes tipos de Intoxicações Bovinas. Um exemplo disto é o uso de medicamentos, como o caso do INTOXICAÇÃO PLUS; indicado para casos de Intoxicação Bovina, atuando também em Intoxicações em Caprinos, Ovinos e outras categorias de animais.

INTOXICAÇÃOPLUS ; indicado para casos de Intoxicação Bovina, atuando também em Intoxicações em Caprinos, Ovinos e outras categorias de animais.

INTOXICAÇÃO PLUS atua na prevenção, tratamento e cura de quadros tóxicos como Requeima (fotossensibilização), Problemas HepáticosIntoxicação por Plantas Tóxicas como: Cafezinho (Palicourea marcgraviitambémchamada de Erva-de-Rato), TimbóTinguiQuebra-BuchoPlanta Tóxica Maria-Mole,  Samambaia, entre outras.

Informações ou Dúvidas; entre em Contato conosco.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal