Homeopatia e Pecuária

Intoxicação Bovina por Ervas.

Intoxicação Bovina por Ervas é um dos principais tipos de intoxicações que ocorrem em criações de bovinos a pasto.

De fato, entre as diferentes causas de intoxicações bovinas (intoxicação por ureia ou amônia, botulismo, entre outras) a Intoxicação Bovina por Ervas se destaca justamente pela enorme presença de plantas tóxicas em nossas pastagens.

Assim, importantes prejuízos ocorrem devido a ingestão de plantas tóxicas ou ervas daninhas presentes nas pastagens, seja de forma acidental ou não, levando a diferentes tipos de Intoxicação Bovina por Ervas.

Estima-se que existem centenas de plantas tóxicas que podem causar diferentes tipos de intoxicações em Bovinos.

Neste contexto podemos dividir as plantas tóxicas em diferentes categorias, a fim de facilitar sua identificação, e uma delas é de acordo com a ação patológica e sintomas que causam, após sua ingestão; como no caso das Plantas que causam “morte súbita” (erva de rato ou cafezinho e tingui e) e as Plantas que causam distúrbios gastrintestinais (tamboril, mamona, entre outras).

Outro ponto importante a se discutir em relação a Intoxicação Bovina por Ervas são os fatores que mais acarretam este tipo de intoxicação em gado. Entre estes fatores podemos destacar a fome como um fator predominante na ingestão e ocorrência de intoxicações Bovina por Ervas, além da sede e do sabor agradável que algumas plantas tóxicas apresentam.

Sabendo que os diferentes tipos de Intoxicação Bovina por Ervas acabam por causar prejuízos na produção animal, com queda dos índices reprodutivos, abortos, redução na produção animal, óbitos de animais, entre outros prejuízos; torna-se interessante medidas que possam tratar e prevenir possíveis casos de Intoxicação Bovina por Ervas.

Com isto são indicadas algumas ações a fim de reduzir casos de Intoxicação Bovina por Ervas, como manejo adequado das pastagens, a fim de eliminar as plantas tóxicas, além de manter o rebanho sempre bem alimentado, limitar o pasto apenas em áreas seguras (limpas), entre outras medidas.

No entanto, sabemos que muitas destas medidas acabam sendo inviáveis o que torna necessário o uso de medicamentos que atuam de forma eficaz nos casos de Intoxicação Bovina por Ervas, como no caso do medicamento Intoxicação Plus.

Intoxicação Plus tem ação hepatotóxica e antitóxica, protegendo o fígado, órgão responsável pela metabolização das toxinas no organismo, além de elevar a saúde e imunidade dos animis tratados, auxiliando no reestabelecimento da saúde e recuperação dos animais tratados.

Mais informações sobre Intoxicação Plus, entre em Contato com equipe técnica.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fontes: 1) De Melo, L.; De Almeida, D. J. Relatos do efeito cumulativo de substâncias tóxicas em bovinos. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 3, n. 2, p. 592-601, 2020; 2) B , Raquel Ribeiro et al. Plantas tóxicas de interesse pecuário: importância e formas de estudo. Acta Veterinaria Brasilica, v. 1, n. 1, p. 1-7, 2007.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal