Homeopatia e Pecuária

Intoxicação e Plantas Tóxicas nas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Intoxicações em Gado, de corte e de leite, e em outros animais na pecuária são eventos que ocorrem com relativa frequência em todo o território nacional.

Fig.01) Planta tóxica Ateleia glazioviana (conhecida por timbó )

Neste contexto, iremos destacar uma Planta Tóxica muito comum nas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Trata-se da Ateleia glazioviana, conhecida por Cinamomo-Bravo, no Rio Grande do Sul; Maria-Preta ou Timbé em Santa Catarina e Timbózinho, no Rio Grande do Sul.

Intoxicações em Bovinos por Cinamomo-Bravo são frequentemente descritas nas regiões de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul, com sinais de apatia, letargia, problemas cardiovasculares, quadros de “morte súbita” e insuficiência cardíaca.

Além desses problemas, esta Planta Tóxica, considerada mais importante para o noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, ao ser ingerida por vacas prenhas causa aborto, afetando também outros animais como ovinos e caprinos.

Por fim, medidas de prevenção como limpeza de pastos, utilização de cercas e uso de medicamentos que auxiliam na Prevenção de Intoxicações por este e outros tipos de Plantas, como no caso do medicamento Intoxicação Plus * são indicados.

* Intoxicação Plus é um Medicamento 100% Natural indicado para casos de Intoxicação Bovina, atuando também em Intoxicações em CaprinosOvinos e outras categorias de animais.

Para mais informações, entre em Contato com equipe técnica.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: 01) Gava, A., et al. Intoxicação por Ateleia glazioviana em bovinos. Pesq. Vet. Bras., R.J., v. 21, n. 2, p. 49-59, jun.,2001. 02) Fig.01 – http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=48

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal