Homeopatia e Pecuária

Intoxicação em Bovino: Planta Tóxica Cafezinho.

Mais de 130 Plantas Tóxicas de importância na Pecuária Nacional já foram descritas.

Neste contexto, uma das principais Plantas Tóxicas, responsáveis pela maioria dos casos de Intoxicações Bovinas é famosaPalicourea marcgravii, uma das Plantas Tóxicas mais conhecida entre as que causam “morte súbita” em bovinos no Brasil.

Muitas vezes chamada de “Cafezinho”, “Café Bravo” ou “Erva Café“, por ser da família do nosso café e dar sementes semelhantes, porem menores (figura 01), esta planta também é chamada de Erva-de-Rato (usada como raticida antigamente).

CAFEZINHO ou ERVA – DE – RATO

Por fim, esta Planta também é conhecida em algumas regiões por “Vick“, pois suas folhas tem cheiro de salicilato de metila (semelhante ao de “Vick Vaporub”, um conhecido anti-inflamatório de uso local)

O “Cafezinho” chega a ser responsável por quase 80% dos casos de Mortalidade Bovina por Intoxicação de Plantas, isto devido suas características que são:

– ampla distribuição (encontrada em todo o país, com exceção do extremo sul e sertão nordestino),

– sabor agradável (boa palatabilidade, pois os bovinos a ingerem em qualquer época do ano, mesmo havendo forragem em abundância),

– alta toxidez e efeito acumulativo.

Esta Planta tem uma toxina que bloqueia enzimas do ciclo de Krebs (principalmente a enzima chamada Aconitase), com sutil bloqueio da função cardíaca, com parada do coração.

Sabe-se que tanto os frutos, folhas e flores desta Planta são tóxicos. Estudos mostram que, no caso de bovinos, a dose letal está, em torno de 0,6 a 1 grama de folha fresca por quilograma de peso vivo do animal (1 g/kg).

A ingestão de Erva-de-Rato causa sintomas de Intoxicação nos Bovinos poucas horas após a ingestão da dose letal. Esses sintomas variam desde a queda repentina do animal ao chão, desequilíbrio do trem posterior, o animal deita ou cai em decúbito, realiza movimentos de pedalagem, mugidos, tremores musculares, respiração ofegante, instabilidade e convulsão.

É importante destacar que no caso de suspeita de Intoxicações por esta erva, deve-se evitar movimentar o animal, pois exercícios como andar ou correr, podem precipitar, ou mesmo provocar, os sintomas e a morte do animal.

Sabe-se que a intensidade da Intoxicação depende de qual planta foi ingerida, da parte e quantidade da planta ingerida pelo animal, do estado imunológico do animal, entre outros fatores. No caso de Prevenção de ingestão e Intoxicações, é necessário inspecionar periodicamente as pastagens, antes da introdução dos animais, além do uso de alguns medicamentos, que auxiliam na Redução e Prevenção de Intoxicações por Plantas; como no caso do produto Intoxicação Plus.

Intoxicação Plus

Intoxicação Plus é um excelente medicamento que atua de forma eficaz na prevenção e redução de Intoxicações por diferentes tipos de Plantas Tóxicas, pois atua na melhora da Saúde e Imunidade do animal tratado, além de auxiliar nas funções do fígado desses animais, reduzindo assim possíveis casos de Intoxicações.

Mais informações, entre em CONTATO com equipe técnica.

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal